Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

China diz que está a preparar missão tripulada à Lua antes de 2030

A China anunciou hoje que iniciou a "fase de pouso tripulado na Lua" do seu programa de exploração lunar, uma meta que planeia alcançar antes de 2030, na véspera de colocar três astronautas em órbita.

China diz que está a preparar missão tripulada à Lua antes de 2030
Notícias ao Minuto

07:16 - 29/05/23 por Lusa

Tech Espaço

O vice-diretor da Agência Espacial Tripulada da China, Lin Xiqiang, explicou, em conferência de imprensa, que o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China "iniciou os trabalhos de desenvolvimento" em projetos que incluem "novos veículos de exploração, fatos de astronauta, uma nova geração de naves espaciais e novos foguetões".

O trabalho visa possibilitar no futuro uma "curta estadia na Lua", uma "exploração conjunta homem-máquina" e as tarefas de "pouso na lua, movimentos na superfície, recolha de minerais, pesquisa científica e retorno à Terra", disse Lin.

Lin anunciou ainda o lançamento do Shenzhou-16, que vai transportar três astronautas para a estação espacial de Tiangong, na terça-feira.

Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao, vão partir para Tiangong, a partir da base de lançamento de Jiuquan, situada numa área desértica no norte do país.

Para Jing, o comandante da missão tripulada, esta é quarta missão em que participa, o que o tornará no 'taikonauta' - como são chamados os astronautas chineses - com mais missões.

Para Zhu e Gui esta é a primeira missão no espaço.

Jing e Zhu vão ficar encarregados de manobrar e gerir a nave e realizar experiências.

A construção da estação espacial foi concluída no final de 2022. É provável que a Tiangong se torne na única estação espacial do mundo até 2024, se a Estação Espacial Internacional, uma iniciativa liderada pelos Estados Unidos à qual a China está impedida de aceder devido aos laços militares do seu programa espacial, for desativada naquele ano, conforme está planeado.

A China já conseguiu pousar a sonda Chang'e 4 no lado da Lua não visível a partir da Terra em 2019, tornando-se o primeiro país a fazê-lo.

O país asiático anunciou também recentemente a quarta fase do seu programa de exploração lunar, que inclui a construção na próxima década de uma base de exploração científica no polo sul do satélite natural da Terra.

Leia Também: NASA encerra semana com fotografia de aglomerado de galáxias

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório