Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Lembra-se dos 'tokings'? Recorde como era viver com mensagens limitadas

Houve um tempo, sem dados móveis ou apps de mensagens gratuitas, em que todas as comunicações à distância tinham de ser altamente ponderadas.

Lembra-se dos 'tokings'? Recorde como era viver com mensagens limitadas
Notícias ao Minuto

06:30 - 25/05/23 por Miguel Dias

Tech Nostalgia

Se viveu ou cresceu durante os anos 2000 é provável que se lembre de como era viver com mensagens limitadas. Era a época em que os utilizadores de telemóveis adotavam todo o tipo de abreviaturas para mandar apenas uma mensagem e todas as chamadas eram reduzidas ao mínimo e indispensável.

Atualmente, com mensagens gratuitas, dados móveis e aplicações que nos permitem comunicar a todo o instante sem qualquer custo, grande parte destas questões desapareceram mas, curiosamente, há certas opções que permanecem até hoje.

É o caso dos Tokings ou Kolmis que, independentemente do nome, dizem respeito à mesma funcionalidade que, apesar de ter sido criada para emergências, era usada com grande frequência pelos jovens dos anos 2000. Na prática, bastava usar esta funcionalidade para enviar uma mensagem para um dos seus contactos onde pedia para que este lhe ligasse.

Para mandar um SOS Toking (na Vodafone), um Kolmi (MEO) ou Liga-me (NOS) só tem de telefonar para o número seguinte: *#121*Número de contacto#. Ao fazer isto, conseguirá enviar esta mensagem para que lhe liguem sendo que, outrora, esta funcionalidade era usada para sinalizar alguma coisa aos amigos e família ou para mostrar que estava a pensar neles.

Leia Também: Politécnico da Guarda alerta para perigos do uso excessivo de telemóveis

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório