Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Consórcio português quer desenvolver Inteligência Artificial responsável

O Center for Responsible AI é liderado pela tecnológica Unbabel e diz que vai investir 78 milhões de euros no projeto.

Consórcio português quer desenvolver Inteligência Artificial responsável

Por muito apetecível que seja o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial (IA), a verdade é que projetos como este têm alguns riscos caso não sejam atendidas algumas necessidades e responsabilidades. É por isso mesmo que um consórcio de startups de IA e centros de investigação em Portugal decidiram formar um consórcio que visa desenvolver uma IA responsável.

O consórcio em questão - o Center for Responsible AI - é liderado pela tecnológica Unbabel e avançou agora com a nomeação dos seus órgãos de governança, notando que conta investir 78 milhões de euros no projeto. Notar que este valor é formado por fundos do PRR e também dos próprios membros.

O cofundador e CEO da Unbabel e membro do Conselho Geral do Center for Responsible AI, Vasco Pedro, considera que o projeto “terá um impacto muito positivo na competitividade do país face a outros que estão também a apostar em Inteligência Artificial”.

O consórcio acredita que, até 2025, conseguirá desenvolver 21 produtos de IA e, até 230, gerar 250 milhões de euros em exportações, criando no processo 215 postos de trabalho e atribuindo 132 graus académicos.

Além de Vasco Pedro, o Conselho Geral é composto por pelo professor na Carnegie Mellon University e Diretor do programa CMU-Portugal, José Manuel Fonseca de Moura; pelo professor no Instituto Superior Técnico e Presidente do INESC, Arlindo Oliveira; pela vice-presidente de Produto na Zendesk e co-fundadora da Cleverly e Talkdesk, Cristina Fonseca; e pelo cofundador e Chief Science Officer na Feedzai, Pedro Bizarro.

Leia Também: Responsável pelo ChatGPT admite que "IA pode correr muito mal"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório