Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

China sanciona redes sociais por difusão de "informação prejudicial"

As autoridades chinesas sancionaram diversas redes sociais do país por divulgação de "informação prejudicial" e incumprimento das "obrigações de gerir a informação publicada pelos utilizadores", adiantou hoje a agência para a Administração do Ciberespaço da China.

China sanciona redes sociais por difusão de "informação prejudicial"
Notícias ao Minuto

21:22 - 30/04/23 por Lusa

Tech China

Em causa estão conteúdos relacionados com "pornografia, jogos de azar, superstições e prostituição", tendo as sanções sido aplicadas no primeiro trimestre de 2023 às redes sociais Weibo (o equivalente chinês do Twitter, que está bloqueado na China) e Douban, e ao motor de busca Baidu.

Os responsáveis por estas plataformas "foram intimados a apresentar os problemas existentes às autoridades do ciberespaço e a corrigi-los", explicou a administração num comunicado citado pela EFE.

A instituição informou ainda que, durante os primeiros três meses do ano, as autoridades ordenaram o encerramento de 55 aplicações e a cessação de atividade de 4.208 'sites' "ilegais".

Em março, a agência anunciou que, durante 2023, iria lançar uma série de campanhas especiais para "limpar" a Internet e "retificar" problemas como a manipulação de informação através de contas falsas e ataques contra empresas privadas.

A China é o país com mais utilizadores de Internet no mundo (mais de mil milhões) e um dos que exerce maior controlo sobre os conteúdos 'online', visível através do bloqueio de algumas das maiores plataformas 'online' do mundo, como Google, Facebook, Twitter e YouTube.

Leia Também: Twitter devolve 'selos azuis' dias depois de os retirar. "Venci a luta"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório