Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 25º

SpaceX consegue descolar Starship, mas foguetão acaba por explodir

O lançamento de segunda-feira, dia 17, foi adiado devido a questões técnicas. O foguetão, o mais potente já criado, será usado em futuras missões à Lua e a Marte.

SpaceX consegue descolar Starship, mas foguetão acaba por explodir
Notícias ao Minuto

13:39 - 20/04/23 por Miguel Dias

Tech Espaço

A SpaceX realiza esta quinta-feira, dia 20, uma nova tentativa de lançar o seu Starship, o novo foguetão da empresa liderada por Elon Musk e também o mais potente já desenvolvido até aqui.

O lançamento original estava marcado para segunda-feira, dia 17, mas, devido a uma questão técnica, a equipa da SpaceX não quis arriscar e viu-se obrigada a adiar o teste orbital do Starship.

Recorde-se que este foguetão será lançado em conjunto com o motor de propulsão Super Heavy e, em conjunto, será o sistema utilizado para realizar missões à Lua como parte do programa Artemis da NASA. Além disso, o Starship é também o foguetão no qual a SpaceX deposita as esperanças para realizar as primeiras missões a Marte.

O lançamento do Starship acontece hoje a partir da base da SpaceX em Boca Chica no Texas, EUA, no período entre as 14h28 e as 15h30 (hora de Lisboa).

Pode acompanhar, ao vivo, abaixo:

Tal como estava previsto, a descolagem teve lugar por volta das 14h30 (hora de Lisboa) e foi com grande ansiedade que a equipa da SpaceX e os observadores nas imediações esperavam pela descolagem.

Felizmente, o lançamento inicial correu como o esperado e o Starship (ajudado pelo motor de propulsão Super Heavy) conseguiu descolar com sucesso.

Todavia, a fase seguinte do lançamento acabou por não correr como o esperado e o Super Heavy não conseguiu separar-se do Starship como era esperado. Os espetadores conseguiram verificar diversas 'piruetas' do Starship no meio do ar, acabando por explodir.

Apesar desta explosão e mesmo que não tenha sido possível colocar o Starship em órbita, o teste foi visto como um sucesso dado que a descolagem foi concluída com sucesso e que permitiu à SpaceX obter mais dados para futuras missões.

"Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos e o teste de hoje ajuda-nos a melhorar a fiabilidade do Starship no objetivo da SpaceX de tornar a vida multiplanetária", pode ler-se na publicação partilhada pela empresa de Elon Musk no Twitter. "Obrigado a toda a equipa da SpaceX por um primeiro teste de voo integrado do Starship". 

Não se sabe ainda quando é que a SpaceX voltará a tentar realizar uma nova descolagem do Starship equipado com o Super Heavy, sendo no entanto algo necessário tendo em conta que é crucial para os seus planos de participar em missões à Lua e a Marte.


[Notícia atualizada às 14h55]

Leia Também: SpaceX de Elon Musk lançou uma tocha inspirada no novo foguetão

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório