Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Astrónomos descobriram um novo buraco negro gigante

É 33 mil milhões de vezes maior do que o nosso Sol.

Astrónomos descobriram um novo buraco negro gigante
Notícias ao Minuto

12:05 - 29/03/23 por Miguel Dias

Tech Espaço

Um grupo de cientistas da Universidade de Durham, no Reino Unido, avistaram um buraco negro gigante com uma massa 33 mil milhões de vezes superior à do Sol do nosso Sistema Solar.

Os buracos negros gigantes estão entre os objetos de maiores dimensões do nosso Universo e podem ter entre 10 a 40 mil milhões de vezes a massa do Sol. Os astrónomos acreditam que estes objetos costumam ser encontrados no centro de grandes galáxias, como é o caso da nossa Via Láctea.

Os astrónomos responsáveis pela investigação usaram uma nova técnica que, na prática, levou-os a usar uma galáxia nas imediações como uma lupa - o que revelou a localização deste buraco negro gigante. Quanto ao tamanho deste buraco negro, diz a Sky os cientistas recorreram a simulações de um supercomputador e também a imagens captadas pelo Telescópio Espacial Hubble.

Notícias ao Minuto © MNRAS, 2017  

“Este buraco negro em particular, que tem sensivelmente 33 mil milhões de vezes a massa do nosso Sol, é um dos maiores já detetados e está no limitado do quão grandes os buracos negros se podem tornar em teoria, o que é uma descoberta extremamente entusiasmante”, afirma um dos principais responsáveis pela investigação, James Nightingale, e autor do estudo publicado pela revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Leia Também: NASA recruta ajuda de estudantes para resolver problema em missões à Lua

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório