Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Confirma-se. O telemóvel está (mesmo) a ouvir as suas conversas

Relatório da NordVPN confirma suspeitas e tem uma solução.

Confirma-se. O telemóvel está (mesmo) a ouvir as suas conversas
Notícias ao Minuto

11:27 - 28/03/23 por Miguel Dias

Tech Privacidade

Alguma vez teve a sensação de que o seu telemóvel o estava a ouvir? Em que, depois de ter uma conversa específica com um amigo, começou a ver produtos relacionados com o tema? Pois bem, um novo relatório da NordVPN refere que não é apenas uma ‘sensação’ e confirma que os anunciantes - e não as redes sociais - estão de facto à escuta.

De acordo com a empresa, as empresas de anúncios estão a usar um novo tipo de monitorização de dados capaz de ouvir o ruído de fundo, usando esta informação para exibir anúncios personalizados.

De acordo com Adrianus Warmenhoven da NordVPN, este método recorre a “sinalizadores de áudio” para “ligar todos os dispositivos detidos [pelo utilizador] para registar o comportamento e localização”. Uma vez que estes sinais, que não podem ser detetados pelo ouvido humano, são integrados em anúncios de televisão ou de rádio, o dispositivo móvel consegue detetá-los e indicar aos anunciantes o que anda a ver.

Como conta o site Daily Star, o relatório da NordVPn refere que 45% dos britânicos inquiridos já viu um anúncio no telemóvel depois de falar sobre um determinado produto ou de ver um anúncio sobre ele na televisão - sem o ter pesquisado no telemóvel. 

"Apesar de ser impossível impedir que estes sinalizadores funcionem, podes reduzir a probabilidade de teres o teu smartphone a ouvir-te ao restringir permissões desnecessárias que concedeste às aplicações", nota  Warmenhoven

Felizmente, parece haver uma forma de contornar este rastreamento das empresas de anúncios publicitários. Para tal terá apenas de rejeitar as permissões das apps ao seu microfone, algo que pode fazer com relativa facilidade na área dedicada nas Definições do telemóvel - seja ele Android ou iOS.

[Notícia atualizada às 11h04 de 31/03/2023]

Leia Também: Como realizar chamadas anónimas no Android e no iOS

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório