Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

TikTok? "Redes sociais implicam riscos para o utilizador", diz CNCS

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) refere que tem vindo a acompanhar “os desenvolvimentos” em relação às medidas adotadas pela União Europeia e respectivos estados-membros.

TikTok? "Redes sociais implicam riscos para o utilizador", diz CNCS
Notícias ao Minuto

08:47 - 28/03/23 por Miguel Dias

Tech TikTok

O TikTok tem sido alvo de pressões de vários países, incluindo de instituições oficiais da União Europeia e até de estados-membros. Em causa está a forma como a tecnológica chinesa gere a privacidade e os dados pessoais dos utilizadores, assim como as alegadas ligações ao governo da China.

O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) a propósito deste tema, colocando várias questões a respeito do trabalho que a instituição tem feito a respeito deste tema. O CNCS, por email, optou por responder com uma breve posição, onde indica  estar “a acompanhar os desenvolvimentos” tal como outras “entidades competentes nacionais e internacionais”.

Ainda assim, o CNCS deixou alguns comentários sobre a utilização das redes sociais, notando que não é apenas o TikTok que oferece riscos na utilização.

“O uso da app em questão, bem como de outras redes sociais, implica riscos de curto, médio e longo prazos para o utilizador, considerando que oferece uma experiência de utilização cada vez mais dependente quer do acesso a dados, quer a funcionalidades dos próprios dispositivos, em muitos casos sem que o próprio utilizador se aperceba”, pode ler-se no comunicado do CNCS.

Tendo isto em conta, diz o CNCS que tem procurado enaltecer um “conjunto de recomendações de boas práticas relativas à utilização de redes sociais” graças a iniciativas como o Cidadão Cibersocial, que “permite conhecer melhor as redes sociais e os seus riscos”.

Recorde-se que a aplicação TikTok tem somado, ao longo dos últimos anos, milhões de assinantes, mas também muitas polémicas, como a suspeita de ser usada como ferramenta de espionagem e desinformação a favor da China. A app tem estado na mira de vários países, nos Estados Unidos, na União Europeia e no Reino Unido, que querem limitar a sua influência.

Leia Também: Por que consideram os EUA o TikTok uma ameaça de segurança?

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório