Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

KPMG. Um terço das organizações africanas sofre ciberataques

Um terço das organizações africanas que participaram no primeiro estudo realizado pela KPMG sobre cibersegurança, nomeadamente em Angola e Moçambique, declarou ter sido alvo de um ciberataque nos últimos 12 meses, revelou hoje a empresa de consultoria.

KPMG. Um terço das organizações africanas sofre ciberataques
Notícias ao Minuto

16:02 - 27/03/23 por Lusa

Tech Cibersegurança

Os setores financeiro, de energia e recursos naturais, de indústria e as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são os mais afetados pelas ameaças cibernéticas, e uma das principais consequências foi o comprometimento do e-mail empresarial, segundo a primeira edição do 'Africa Cyber Security Outlook'.

A análise foi realizada em 2022 junto de 300 responsáveis de empresas no continente Africano, nomeadamente Angola, Moçambique, África do Sul, Benim, Gana, Nigéria, Quénia, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

O estudo, que a empresa já apresentou em Angola e cujas principais conclusões divulgou hoje em comunicado, abrangeu interlocutores de vários setores de atividade, considerando tanto grandes (44%) como pequenas e médias empresas (56%) e revela que, perante as ameaças, as organizações estão a dar cada vez mais importância à aplicação de medidas de proteção.

Cerca de 75% dos inquiridos indicou que tem estratégias de cibersegurança regularmente atualizadas, ou adaptadas às ameaças identificadas, sendo esta a postura correta, como referiu Carlos Borges, responsável da KPMG Angola.

"A proatividade na identificação de ameaças e de mecanismos de defesa é fundamental", referiu Carlos Borges, sublinhando que "a proliferação de serviços digitais veio ampliar a superfície de ataques cibernéticos e aumentar a urgência de adoção de medidas de proteção" e que é "fundamental que as empresas integrem, por exemplo, o risco cibernético nas suas estratégias de negócio".

Neste capítulo surge um desafio, já que "cerca de duas em cada três empresas sentem dificuldades no recrutamento e retenção de profissionais qualificados em matéria de cibersegurança", segundo o estudo.

Apesar deste desafio, as empresas reconhecem a importância desta temática, com 55% dos inquiridos a afirmar que as suas organizações planeiam recrutar em breve, para a área de cibersegurança.

Além disso, têm investido na estratégia de cibersegurança, o que, de acordo com este estudo, poderá significar uma redução de 50% da probabilidade de virem a ser vítimas de um incidente de cibersegurança de grandes proporções.

Leia Também: Câmara de Odemira alvo de ciberataque. PJ já está a investigar

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório