Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Software de IA é capaz de detetar roubos em lojas

A tecnologia é de uma empresa francesa de nome Veesion e que, além de Portugal, está presente em mais de 20 países.

Software de IA é capaz de detetar roubos em lojas

O aumento da taxa de inflação fez com que aumentassem os roubos de alimentos em Portugal em 2022, com alguns lojistas a terem decidido voltar-se para soluções como a oferecida pela Veesion.

A Veesion, uma empresa francesa criada em 2018, desenvolveu um software baseado em Inteligência Artificial (IA) capaz de identificar, por via de deteção de gestos analisados com um algoritmo de ‘deep learning’, quando algum está prestes a roubar.

Diz a Veesion que a tecnologia em questão, que pode ser implementada nos sistemas de vigilância das lojas, tem ajudado a reduzir em até 70% a quebra das lojas equipadas com este sistema. O sistema é capaz de alertar de forma instantânea os responsáveis pelas lojas, com os lojistas a ficarem com provas de que ocorreu de facto um furto.

Notar todavia que esta tecnologia tem uma “aprendizagem ativa”, o que significa que, mesmo que um gesto interpretado como furto possa não corresponder à realidade, a IA é capaz de melhorar ao longo do tempo.

A Veesion refere que já há mais de 100 lojas em Portugal equipadas com este sistema que, no total, já está presente em mais de 20 países.

"Temos a capacidade de responder muito rapidamente a uma procura internacional crescente, mantendo um produto acessível, tanto em termos de utilização diária como de preço”, conta o cofundador da Veesion, Benoit Koenig.

Leia Também: Bill Gates abre caminho ao 'reinado' da Inteligência Artificial

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório