Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Meteoros gigantes podem ser um maior risco para a Terra do que se pensava

Uma nova análise indica que algumas colisões podem ter sido maiores do que era assumido pelos investigadores.

Meteoros gigantes podem ser um maior risco para a Terra do que se pensava
Notícias ao Minuto

14:12 - 21/03/23 por Miguel Dias

Tech Espaço

O risco de a Terra ser atingida por meteoros de grandes dimensões pode ser maior do que era previsto até aqui, com um dos investigadores da NASA, James Garvin, a indicar que a comunidade científica pode ter interpretado mal os sinais de anteriores colisões com o nosso planeta.

Graças a nossas imagens captadas por satélite de zonas de impacto, Garvin e a equipa conseguiram identificar sinais mais esbatidos de ‘anéis’ fora daquela que haviam sido consideradas as áreas limites do impacto destes meteoros. Desta forma, conta o site Science Alert que a equipa de Garvin presume que estes corpos celestes podem ter sido maiores do que era assumido até aqui.

Uma destas crateras, uma depressão com 12 a 14 km de diâmetro no Cazaquistão, teria sido causada por um meteoro com uma dimensão entre os 200 e os 400 metros. Todavia, com esta nova análise é indicado que a cratera tem cerca de 30km de diâmetro, o que implica que o meteoro era maior do que se pensava.

Naturalmente, não se sabe que tipo de implicações é que este tipo de impactos pode ter tido no nosso planeta, pelo que será necessário mais estudos para comprovar esta teoria e retirar potenciais conclusões.

Da mesma forma, estes embates de meteoros são difíceis de prever, motivo que levou a NASA a testar um sistema de defesa - de nome DART - que pode eventualmente proteger a Terra de colisões com estes corpos celestes.

Leia Também: Investigadores desenvolvem material para construir casas em Marte

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório