Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade de Coimbra lançou plataforma ligada às ciências planetárias

Uma plataforma digital ligada às ciências planetárias, que visa promover os cursos de mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e de outras universidades europeias, foi hoje disponibilizada publicamente, anunciou a instituição.

Universidade de Coimbra lançou plataforma ligada às ciências planetárias
Notícias ao Minuto

15:08 - 03/03/23 por Lusa

Tech Espaço

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UC revela que a geoplanet.space reúne "informação sobre os requisitos, os conteúdos e as saídas profissionais (carreiras de investigação, na indústria e na academia) dos mestrados em Astrofísica e Ciências Planetárias" das universidades de Coimbra, Porto, Nantes (França) -- a instituição coordenadora do projeto Erasmus+ GeoPlaNet-SP -- e Gabriele d'Annunzio em Chieti/Pescara e Pádua, Itália.

A plataforma, adiantou, "promove os cursos de mestrado da FCTUC com ligação ao tema das Ciências Planetárias, junto de estudantes do 1º ciclo do ensino superior, mas também estudantes do ensino secundário".

Um desses cursos, o mestrado conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias, foi criado em colaboração com as universidades que integram o projeto europeu, e tem arranque marcado para setembro.

"O primeiro semestre irá decorrer na Universidade de Coimbra com a colaboração da Universidade do Porto, o segundo em Chieti/Pescara, já o terceiro semestre será em Nantes e o estágio de mestrado numa das instituições do consórcio GeoPlaNet", informou a UC.

"O projeto estratégico GeoPlanet-SP teve como principais objetivos estruturar e enriquecer a oferta formativa em Geociências Planetárias na Europa, através do reforço da cooperação entre parceiros, e de colaborações com empresas na área da indústria espacial", sublinha ainda o comunicado.

Desta forma, os integrantes do projeto europeu "pretendem criar condições favoráveis para o intercâmbio de boas práticas de ensino e divulgação das Ciências Planetárias, no seio de uma rede de excelência, e desenvolver atividades conjuntas e resultados intelectuais de interesse para os potenciais candidatos a mestrados nessa área".

O GeoPlanet-SP permitiu ainda aos participantes "a oportunidade de uma experiência europeia multicultural", que a universidade de Coimbra considerou "valiosa para carreiras num setor intrinsecamente internacional".

Leia Também: NASA conseguirá 'recuar' no tempo graças a novo telescópio

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório