Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Membros da NATO vão lançar de rede de satélites para recolha de dados

Mais de metade dos (30) membros da aliança NATO, num total de 16 países, incluindo a Finlândia, Suécia e Espanha, acordaram lançar uma rede virtual de satélites nacionais e comerciais para recolha de dados do espaço.

Membros da NATO vão lançar de rede de satélites para recolha de dados
Notícias ao Minuto

23:46 - 15/02/23 por Lusa

Tech Bruxelas

A NATO defende que a "vigilância persistente do espaço" vai "facilitar uma melhor navegação, comunicações e deteção de lançamentos de mísseis", segundo comunicado divulgado, após o anúncio da rede virtual de satélites durante a reunião de ministros da defesa da NATO, quarta-feira em Bruxelas.

A organização transatlântica considera que a iniciativa "transformará a forma como a NATO recolhe utiliza os dados do espaço, melhorará significativamente a informação e vigilância da inteligência" e proporcionará "apoio essencial às missões e operações" aliados.

Além da Finlândia, Suécia e Espanha, acordaram participar no projeto a Bélgica, Bulgária, Canadá, França, Grécia, Hungria, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Chamada 'Persistent Alliance Surveillance from Space', ou vigilância persistente do espaço, a iniciativa envolve uma plataforma virtual de "ativos espaciais domésticos e comerciais, como satélites, aproveitando os últimos avanços" da tecnologia espacial comercial, segundo o documento.

"Isso ajudará a simplificar a recolha, partilha e análise de dados entre os aliados da NATO e com a estrutura de comando da OTAN, gerando economia de custos", refere a NATO, explicando que foi a contribuição antecipada do Luxemburgo, de 16,5 milhões de euros, que "lançou as bases para a iniciativa".

Leia Também: Stoltenberg diz que Putin "não pode vencer" e faz 'aviso' à Bielorrússia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório