Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Projeto quer treinar ratos para salvar pessoas desaparecidas em sismos

Os roedores podem ser equipados com malas que inclui uma câmara de vídeo, microfones e também um localizador.

Projeto quer treinar ratos para salvar pessoas desaparecidas em sismos
Notícias ao Minuto

14:24 - 07/02/23 por Miguel Dias

Tech Inovação

O terramoto que se fez sentir na Turquia e na Síria fez com que vários países contribuíssem com meios para encontrar pessoas desaparecidas no meio dos escombros, com alguns projetos em desenvolvimento a quererem precisamente colmatar algumas lacunas neste departamento.

Um destes projetos é da organização sem fins lucrativos APOPO na Bélgica, o qual consiste em equipar ratos com pequenas malas. Devido ao tamanho reduzido, os ratos são opções perfeitas para explorar os escombros de edifícios destruídos e, caso detetem a presença de alguém, são treinados para puxar um cordel para assinalar que há alguém que precisa de ajuda.

“Os ratos são tipicamente curiosos e gostam de explorar - o que é importante para buscas e salvamentos”, nota uma das responsáveis pelo projeto, Donna Kean, em entrevista à CNN. “Em conjunto com uma mala e treino, os ratos são incrivelmente úteis para buscas e resgates”.

O projeto teve início em abril de 2021 e, desde então, a APOPO tem trabalho com a Universidade de Tecnologia de Eindhoven para desenvolver a mala com equipamento - que inclui uma câmara, microfone e um transmissor de localização.

No final de 2022 a equipa de Kean estava a treinar estes roedores na Tanzânia, esperando que eventualmente estejam prontos para entrar em cenários reais afetados por sismos e terramotos.

Leia Também: Turquia. Pessoas presas nos escombros enviam vídeos e gravações áudio

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório