Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Chinesa Baidu vai lançar aplicação própria de IA para conversação

A empresa de tecnologia Baidu, que detém o motor de busca mais utilizado na China, está a concluir a fase de testes de uma aplicação de Inteligência Artificial (IA) semelhante ao ChatGPT, que prevê lançar em março.

Chinesa Baidu vai lançar aplicação própria de IA para conversação
Notícias ao Minuto

07:10 - 07/02/23 por Lusa

Tech Inteligência Artificial

Em comunicado, a empresa revelou que a aplicação vai ter o nome internacional ERNIE Bot. ERNIE é um modelo de linguagem introduzido pelo Baidu em 2019, cujo nome deriva da frase em inglês Enhanced Representation through Knowledge Integration ("representação aprimorada por meio da integração do conhecimento", em português).

O anúncio do Baidu surge poucas horas depois de a tecnológica norte-americana Google, com sede nos Estados Unidos, ter revelado o seu próprio sistema de IA para conversação, apelidado de Bard, alimentando uma 'batalha' no setor, depois de a Microsoft ter investido 10 mil milhões de dólares (9,3 mil milhões de euros) na OpenAI, que desenvolveu o ChatGPT.

"Atualmente, nenhuma empresa na China tem o mesmo nível de tecnologia [em Inteligência Artificial] que o Baidu, especialmente no campo do processamento de linguagem natural", disse a empresa, em comunicado.

As ações da Baidu dispararam até 14,41%, durante a primeira parte da sessão de hoje na Bolsa de Valores de Hong Kong, o que mostra o otimismo dos investidores com a notícia, que já tinha obtido destaque na imprensa internacional, nos últimos dias, mas que não foi confirmada pela empresa até hoje.

Leia Também: ChatGPT. Uma das responsáveis reconhece que IA pode ser perigosa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório