Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Pedrógão Grande entre os seis concelhos sem estação 5G instalada

Pedrógão Grande está entre os seis concelhos que no final de dezembro não tinham qualquer estação 5G instalada, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Pedrógão Grande entre os seis concelhos sem estação 5G instalada
Notícias ao Minuto

13:55 - 06/02/23 por Lusa

Tech 5G

"Dos 308 concelhos que constituem o território nacional, existem seis concelhos que não possuem qualquer estação 5G instalada", dos quais cinco são em Portugal continental e um nos Açores, o Corvo, refere o regulador.

De acordo com a lista de concelhos, no continente os concelhos de Alandroal, Pedrógão Grande, Portel, Sousel e Vila Viçosa não dispunham no final do quarto trimestre de 2022 de qualquer estação de quinta geração (5G) instalada.

"A NOS é o operador que, tomando como referência o final do quarto trimestre, tem instalado um maior número de estações de base 5G, num total de 2.985 estações (51%), seguindo-se a Vodafone com 1.803 estações (31%) e a Meo com 1.054 estações (18%)", adianta a Anacom.

No que respeita à densidade de estações base 5G em Portugal, "apurou-se que, no final do quarto trimestre de 2022, se situava, em média, em aproximadamente uma estação por cada 15 quilómetros quadrados".

Este valor "varia muito ao longo do território, sendo que ao longo da faixa litoral ocidental, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), a concentração do número de estações atinge valores superiores à média nacional", salienta o regulador.

A Anacom destaca que "113 freguesias do país já têm mais de uma estação de base por quilómetro quadrado" e que as zonas onde a densidade de estações é superior correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes, prossegue.

"Em termos de dispersão territorial das estações de base 5G, por concelhos, a Meo é o operador que apresenta estações de base 5G num maior número de municípios -- 285, seguindo-se a NOS, com a presença em 249 municípios, e a Vodafone em 194 municípios", detalha.

Entretanto, dos 302 concelhos onde existem estações associadas à tecnologia 5G, "174 concelhos dispõem de estações de base instaladas por três operadores (MEO, NOS e Vodafone), 78 concelhos dispõem de estações de base instaladas por dois operadores e 50 concelhos apenas dispõem de estações de base instaladas por um único operador".

Leia Também: 5G. Mais de 5.840 estações instaladas em 98% dos concelhos do país

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório