Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Juiz na Colômbia recorreu a ajuda de IA para tomar decisão

A Inteligência Artificial em questão foi a popular ChatGPT.

Juiz na Colômbia recorreu a ajuda de IA para tomar decisão

Um juiz da cidade de Cartagena, na Colômbia, terá usado a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT para tomar uma decisão em julgamento no tribunal. Como refere o site Vice, o juiz de nome Juan Manuel Padilla Garcia confirmou o uso da ChatGPT para “colocar questões legais sobre o caso”.

O juíz em questão assegurou que a decisão não foi tomada pela ChatGPT e que, dessa forma, não foi substituído no seu papel por uma IA.

“Os argumentos para esta decisão serão determinados com recurso a Inteligência Artificial. Assim sendo, introduzimos partes das questões legais nestes procedimentos… O objetivo de incluir estes textos produzidos por IA não é para substituir a decisão do juiz… O que queremos é otimizar o tempo gasto na elaboração das condenações depois de corroborar a informação providenciada pela IA”, pode ler-se nos documentos publicados.

O facto de um juiz ter recorrido a uma ferramenta de IA para chegar à tomada de uma decisão serve bem para ilustrar a importância que estes sistemas podem vir a ter no futuro, nas mais diversas áreas profissionais.

Leia Também: ChatGPT. Uma das responsáveis reconhece que IA pode ser perigosa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório