Um grupo de cientistas da Universidade de Stanford parece ter conseguido contornar um dos maiores problemas de painéis solares, nomeadamente o facto de não conseguirem reunir energia no escuro.
O estudo partilhado na revista científica Applied Physics Letters (via BGR) descreve um método para conseguir reunir energia mesmo durante o período noturno, indicando até que os painéis solares atuais podem ser modificados para também conseguirem gerar energia à noite.
O processo descoberto pelos cientistas conseguem reunir energia a partir do calor que é libertado pela Terra quando o Sol se põe. Com este calor a ser libertado, cria-se uma diferença de temperatura entre o ar e a superfície dos painéis e, com a instalação de geradores termoelétricos, é possível tirar partido dessa diferença e gerar energia.
No entanto, notar que este método consegue gerar apenas cerca 25% da energia que seria reunida num dia de sol. Todavia, ainda representa um ganho interessante, sobretudo quando até agora não se consegue gerar energia durante o período noturno.
Leia Também: Carrinho de bebés capaz de andar sozinho chega em abril