Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Como escolher um aquecedor. Conheça as vantagens e desvantagens

Há vários parâmetros a ter em conta na altura de escolher um tipo de aquecedor.

Como escolher um aquecedor. Conheça as vantagens e desvantagens
Notícias ao Minuto

09:48 - 25/01/23 por Miguel Dias

Tech aquecedor

O frio que se tem feito sentir em Portugal tem levado muitas famílias a procurarem formas de se aquecerem e, entre elas, está a compra de equipamentos que ajudem nesse objetivo. Os aquecedores são uma escolha popular entre quem procura formas de aumentar a temperatura em causa, com o momento da compra a ser (todavia) marcado por algumas dúvidas.

Existem diferentes tipos de aquecedores disponíveis e, naturalmente, a sua casa, as divisões em que pretende utilizar o aquecedor e o número de pessoas que vão desfrutar dele são pormenores dignos de consideração. Como conta o site da Deco, os diversos tipos de aquecedores oferecem diferentes propostas e, portanto, vantagens/desvantagens distintas.

Os termoventiladores, por exemplo, são leves e permitem um rápido aquecimento. No entanto, não apresentam muitas facilidades na regulação da temperatura máxima e, tendo em conta o ruído que emitem, podem ser pouco indicados para os quartos.

Os aquecedores a óleo, por outro lado, são mais silenciosos e continuam a emitir calor por algum tempo mesmo depois de terem sido desligados. No entanto, este tipo de aquecedor é mais lento a começar a aquecer a divisão e, tendo em conta que é mais pesado, poderá dificultar o transporte entre divisões. As mesmas desvantagens podem ser encontradas nos aquecedores convectores que, apesar de serem silenciosos, são volumosos e não apresentam facilidades no controlo da temperatura da divisão.

Os aquecedores a halogéneo também costumam ser escolhas populares por quem procura este tipo de equipamentos. Apesar de serem pouco pesados e silenciosos, estas propostas servem sobretudo para quem está nas imediações dos equipamentos, sendo portanto menos eficazes para quem se encontra em outros pontos da divisão.

Como pode ver, a escolha de um aquecedor não é fácil uma vez que não há uma proposta perfeita para todos os casos. O processo de compra também terá de ser pautado por outras considerações, como o preço, a potência do equipamento e a existência de funcionalidades de segurança - necessárias para evitar que o equipamento aqueça em demasia e apresente um risco para a sua casa.

Leia Também: À procura de um desumidificador? Saiba como escolher

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório