Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 25º

"Olá, mãe". Tenha cuidado, burla do WhatsApp está de volta

Os burlões enviam mensagens fazendo-se passar pelos filhos das vítimas e pedem que seja feita uma transferência de dinheiro por via do MBWay.

"Olá, mãe". Tenha cuidado, burla do WhatsApp está de volta
Notícias ao Minuto

10:42 - 16/01/23 por Miguel Dias

Tech Whatsapp

Atenção, uma conhecida burla do WhatsApp está de volta e exige alguma atenção dos utilizadores da app de mensagens. A burla em questão, que se tornou mais evidente em 2022, leva os burlões a fazerem-se passar pelos filhos dos utilizadores do WhatsApp.

As mensagens surgem de números desconhecidos e começam muitas vezes com um “olá mãe” ou “olá pai”, seguindo-se uma explicação (falsa) que pode ir de “fiquei sem telemóvel”, a “este é o meu número pessoal” até “tenho o telemóvel com o ecrã partido”. O objetivo desta mensagem é procurar justificar o motivo de estar a enviar uma mensagem de um número desconhecido para aquele que é o grande objetivo do burlão.

Depois desta explicação segue-se o pedido de enviar uma transferência de dinheiro via MBWay, citando que precisa do dinheiro para comprar um novo telemóvel ou porque não consegue aceder ao MBWay com o telemóvel que está a usar.

Naturalmente, não deverá fazer qualquer transferência para um número desconhecido e aconselha-se que o número desconhecido seja bloqueado e denunciado de imediato.

Para o fazer num telemóvel Android, prima a fotografia do contacto e, de seguida, o ícone mais à direita representado com um “i”. Já na página do contacto, deverá encontrar abaixo as duas opções de bloquear e de denunciar. Já no iOS, terá de entrar na conversa e, no topo, premir o número para ir para a página de contacto. Uma vez nesta página, poderá encontrar as duas opções que procura no final.

No entanto, caso queira certificar-se que não se trata de facto do seu filho, pode sempre ficar com a certeza telefonando para o número do qual recebeu mensagem.

Leia Também: WhatsApp quer ajudar a denunciar situações indesejadas

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório