Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Terra será 'visitada' por cometa no final de janeiro

É uma oportunidade única, uma vez que (na melhor das hipóteses) o E3 só deverá voltar ao Sistema Solar daqui a 50 mil anos.

Terra será 'visitada' por cometa no final de janeiro
Notícias ao Minuto

13:48 - 05/01/23 por Miguel Dias

Tech Espaço

Depois de uma semana marcada por uma chuva de estrelas, os aficionados pela observação do Espaço podem assinalar no calendário mais um fenómeno a que valerá a pena estarem atentos neste início de 2023.

Trata-se da passagem do cometa C/2022 E3 (ZTF) - mais conhecido como E3 - que estará no seu ponto mais próximo da Terra entre os dias 1 e 2 de fevereiro, sendo que em Portugal (e no resto do hemisfério norte) já será visível a partir do final deste mês.

O cometa E3 foi captado pela primeira vez em março de 2022 nas imediações de Júpiter, sendo que na altura ainda era demasiado pequeno para se ver sem a ajuda de um telescópio.

Porém, dado que o regresso do E3 às imediações da Terra só deverá acontecer (na melhor das hipóteses) daqui a 50 mil anos, esta é a oportunidade de uma vida para este cometa.

“Algumas previsões sugerem que a órbita deste cometa é tão excêntrica que já não é uma órbita - por isso pode não regressar de todo e apenas continuará a viajar”, afirmou à Newsweek uma astrónoma do Royal Observatory Greenwich, Jessica Lee.

Leia Também: Nova descoberta aponta para existência de 'mini Lua' da Terra

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório