Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Registos em domínio .pt atingem novo recorde em 2022

Os registos em domínio .pt registaram um recorde no ano passado, ao ultrapassarem os 150.000 e crescerem 10% face a 2021, divulgou hoje o .PT, entidade responsável pela gestão nesta área.

Registos em domínio .pt atingem novo recorde em 2022
Notícias ao Minuto

10:40 - 04/01/23 por Lusa

Tech Internet

"O domínio .pt acaba de atingir um novo recorde ao contabilizar 150.525 registos em 2022, mais 13.604 do que no ano anterior, o que representa um crescimento de 10%, segundo dados divulgados pelo .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo português", lê-se no comunicado.

Os meses de março (15.612) e outubro (15.656) "confirmaram a tendência verificada nos últimos anos e voltaram a assinalar o maior número de registos", sendo que na segunda metade do ano "contabilizaram-se quase 76 mil novos registos em .pt, mais 12.435 do que no período homólogo, o que corresponde a um aumento de 20%".

Durante o ano passado, foram registados "50.249 domínios via Empresa na Hora, mais 10.934 do que em 2021, nomeadamente através da iniciativa 3em1.pt, em parceria com os Agentes de Registo, que atribui a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora, um pacote de serviços gratuitos, pelo período de um ano, que inclui um domínio .pt", adianta.

De acordo com o .PT, "a necessidade de as empresas, nomeadamente as micro, pequenas e médias empresas, abraçarem a transformação digital e adotarem cada vez mais uma presença 'online', aliada à segurança e credibilidade que o domínio .pt oferece, ajudam a explicar o crescimento contínuo e o bom desempenho do último ano".

O número de registos atingido no passado "supera os resultados dos anos de pandemia, que eram até aqui os melhores de sempre fruto da aposta de empresas e cidadãos no digital", sublinha a presidente do Conselho Diretivo do .PT, Luísa Ribeiro Lopes, citada em comunicado.

"As empresas, em particular, perceberam que têm de continuar a fazer esta transformação e a investir numa presença 'online' para impulsionar os seus negócios. O .PT acompanha essa fase da vida das empresas e oferece hoje um serviço que é reconhecido como de referência, seguro, credível e de confiança, num momento em que estas características são tão importantes", prossegue a responsável.

Estes números "deixam-nos muito satisfeitos e consolidam o trabalho que o .PT desenvolve, quer na promoção de uma Internet mais segura e de confiança, quer na área da capacitação e inclusão digitais. Há dez anos que o domínio .pt cresce de forma consecutiva, assumindo-se como um verdadeiro caso de sucesso entre os domínios europeus", remata.

Enquanto responsável pela gestão do domínio de topo português, "o .PT tem vindo a alargar a sua área de atuação e desempenha hoje um papel importante no desenvolvimento das competências digitais em Portugal, através do apoio e desenvolvimento de programas como o INCoDe.2030, o MUDA ou a Rampa Digital", é referido no comunicado.

[Notícia atualizada]

Leia Também: As apps que o vão ajudar a ler mais livros em 2023

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório