Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

EUA pondera aumentar regulação das empresas das redes sociais

Depois de o Congresso dos EUA ter proibido a aplicação TikTok nos dispositivos móveis dos seus empregados, os legisladores tencionam regular ainda mais as empresas das redes sociais durante este ano.

EUA pondera aumentar regulação das empresas das redes sociais
Notícias ao Minuto

07:55 - 04/01/23 por Lusa

Tech TikTok

Vários congressistas e o diretor da polícia federal (FBI, na sigla em Inglês), Christopher Wray, mostraram recentemente a sua preocupação com a estrutura subjacente à propriedade da TikTok, que poderia vulnerabilizar a informação dos utilizadores norte-americanos, segundo meios dos EUA.

Além disso, congressistas como o republicano Mike Gallagher defendem que o bloqueio desta rede social chinesa deveria ser expandido à escala nacional.

Frances Haugen, que revelou documentos internos da Facebook sobre o uso de dados, afirmou no canal televisivo NBC que as plataformas sociais similares à TikTok, como Twitter e YouTube, usam algoritmos parecidos, o que deveria ser considerado pelo Congresso na sua procura de mais transparência.

A direção dos serviços administrativos do Congresso proibiu, na última terça-feira, a descarga e utilização da aplicação TikTok em todos os dispositivos móveis governamentais.

E pelo menos 19 governos estaduais decidiram da mesma forma em relação aos seus funcionários.

O senador republicano Marco Rubio, eleito pelo Estado da Florida, já apresentou inclusive um projeto para proibir a rede social em todos os EUA.

A rede social chinesa é propriedade da ByteDance, que confirmou há duas semanas que "usava a TikTok pata monitorizar a localização física dos jornalistas, através das suas direções IP", segundo uma reportagem da Forbes.

Em resultado da investigação às táticas ilícitas de vigilância, a ByteDance despediu o seu auditor-chefe, Chris Lepitak, e também o executivo Song Ye, informou a revista.

Alguns meios deram eco nos +últimos dias a teorias de que a TikTok era um instrumento de espionagem do governo chinês nos EUA.

Leia Também: TikTok banido de telemóveis oficiais do governo dos EUA

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório