Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Das acusações de plágio ao cancelamento. A curta 'vida' de '1899'

A série foi uma das últimas apostas da Netflix de 2022 e também foi o primeiro cancelamento da empresa em 2023.

Das acusações de plágio ao cancelamento. A curta 'vida' de '1899'
Notícias ao Minuto

15:09 - 03/01/23 por Miguel Dias

Tech Netflix

A Netflix anunciou recentemente o cancelamento de ‘1899’, a nova série dos mesmos criadores de ‘Dark’ lançada em novembro e que era vista como uma das mais interessantes do serviço dos últimos meses.

Apesar de não ter sido dada qualquer justificação para o cancelamento da série, acredita-se que a série não tenha conseguido reunir argumentos suficientes (número de espectadores) dentro do primeiro mês para justificar a continuidade.

Há também quem especule que o cancelamento possa estar relacionado com as acusações de plágio tecidas por Mary Cagnin, autora brasileira de banda desenhada que apontou para semelhanças da série com a sua obra ‘Black Silence’ editada em 2016.

“Estou em choque. O dia que descobri que a série ‘1899’ é simplesmente idêntica ao meu quadrinho ‘Black Silence’, publicado em 2016”, escreveu a autora brasileira na respetiva página de Twitter de acordo com o site G1. “Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas”.

Na 'thread' publicada no Twitter, a autora brasileira notou que, quando esteve em Gotemburgo em 2017, a propósito da Feira do Livro, distribuiu a banda desenhada para a promover entre editoras e pessoas do ramo. "Não é difícil imaginar que o meu trabalho possa ter chegado [aos criadores de '1899']. Eu não só entreguei a banda desenhada, como ainda a disponibilizei em inglês", lembra Cagni.

Todavia, estas acusações de plágio foram rejeitadas pelos criadores de ‘1899’. Na altura, Jantje Friese afirmou que a dupla "não tinha conhecimento da existência da banda desenhada”.

“Ao longo de dois anos colocámos dor, suor e exaustão na criação de 1899’. Esta é uma ideia original e não é baseada em nenhuma outra fonte. No entanto, temos sido bombardeados com mensagens - algumas delas horríveis e dolorosas”, escreveu Friese numa publicação partilhada (e entretanto apagada) na página de Instagram (via Omelete).

Friese chegou mesmo acusar Cagnin de lançar a polémica para promover ‘Black Silence’, indicando que a autora poderia ter outros motivos para tecer estas acusações. "Alguém grita 'lobo' e todos ficam alerta, sem nunca verificar se as afirmações fazem algum sentido. Se isso for um plano para vender mais edições da banda desenhada: bem jogado", notou a argumentista.

Novamente, não se sabe se esta polémica foi o motivo que levou ao cancelamento de ‘1899’, sendo no entanto uma situação caricata durante o (curto) período em que a série permaneceu uma aposta da Netflix.

[Notícia atualizada]

Leia Também: Netflix desvenda as séries mais vistas de 2022

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório