Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
10º
MIN 4º MÁX 12º

Mais de metade das PME na Europa fecham o negócio devido a ciberataques

Mais de metade das Pequenas e Médias Empresas (PME) na Europa fecharam os seus negócios devido a ciberataques, que "minam" a confiança empresarial e interrompem o processo de transformação digital global, revela hoje um relatório sobre cibersegurança.

Mais de metade das PME na Europa fecham o negócio devido a ciberataques

O relatório, hoje divulgado pela EIT Digital, Global Digital Foundation e Huawei, pretende servir de guia às PME para que evitem os ciberataques, sendo que nele se refere que cerca de cerca de 57% das pequenas e médias empresas na Europa encerraram os seus negócios por causa dos ciberataques.

Na Europa, existem cerca de 25 milhões de PME que empregam um total de 100 milhões de pessoas e representam mais de metade do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia (UE).

Por isso, este trabalho que pretende também ser um guia para as PME e os seus empregados em matéria de cibersegurança considera que este assunto é "fundamental" não só para garantir a segurança da população da União Europeia, mas também para assegurar a rede de dados e informações.

De acordo com a ENISA - Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação, os ataques às PME representaram 17% de todos os ciberataques em 2022, contra apenas 1% em 2021, adianta.

Segundo um relatório do Fórum Económico Europeu, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, os ataques de "phishing" (uma técnica fraudulenta da internet que procura capturar dados privados dos utilizadores) multiplicaram-se por sete.

Além disso, este trabalho alerta para o facto de 82% das violações de dados envolverem um elemento humano, o que está ligado à falta de consciência sobre a cibersegurança por parte de alguns trabalhadores e utilizadores.

Como resultado, estas empresas acreditam que proteger os dados confidenciais e protegê-los contra o cibercrime deve ser um "elemento essencial" do treino das competências cibernéticas dos trabalhadores.

Para melhorar a cibersegurança nas PME, a União Europeia tem vindo a fazer investimentos e a melhorar a regulamentação, sendo que nos últimos anos aprovou vários regulamentos e programas de financiamento, como o programa Horizon Europe, que aloca fundos para a investigação na área da cibersegurança, ou o programa Digital Europe.

Leia Também: Amnistia Internacional no Canadá diz que foi alvo de ciberataque chinês

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório