Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Disney revela nova IA capaz de envelhecer atores

O novo sistema - de nome FRAN - será usado nas produções da própria Disney.

Notícias ao Minuto

11:11 - 02/12/22 por Miguel Dias

Tech Inovação

A Disney anunciou que um grupo dos seus investigadores conseguiu desenvolver tecnologia de Inteligência Artificial (IA) capaz de envelhecer ou rejuvenescer os atores, um processo que graças a este novo sistema é mais rápido, mais preciso e também mais barato do que os meios existentes até aqui.

Ao contrário do processo manual de hoje em dia, este novo sistema da Disney - de nome Face Re-aging Network (FRAN) - é capaz de automatizar o processo, com a empresa a afirmar que esta tecnologia “oferece aos artistas controlo localizado e liberdade criativa para realizar e afinar o processo do efeito de envelhecimento”.

A Disney explicou que a FRAN foi criada depois de ser treinada gerando milhares de exemplos de caras envelhecidas artificialmente, o que permitiu à IA perceber alguns dos princípios de como a cara de alguém muda com a idade.

“A nossa rede é treinada com supervisão a partir de um grande números de pares de imagens que mostram a mesma pessoa sintética e fotorrealista, identificada com as idades e fonte correspondente”, pode ler-se no estudo da Disney partilhado pelo Ars Technica.

Acredita-se que este sistema está pronto para ser usado em produções da Disney e, tendo em conta o novo trailer do mais recente filme da saga ‘Indiana Jones’, diríamos até pode já ter começado a ser utilizado.

Pode ver acima um pequeno vídeo explicativo desta nova tecnologia.

Leia Também: 'The Mandalorian' já tem data para regressar ao Disney+

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório