Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vídeo mostra arranque em direção à Lua pelos 'olhos' do SLS

A missão não tripulada da NASA iniciou a sua viagem no dia 16 deste mês.

Notícias ao Minuto

12:15 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech Artemis I

Um vídeo partilhado pela NASA no passado domingo, através da rede social Flickr, mostra o 'lift off' da Missão Artemis I pelo ângulo do próprio foguetão que, no dia 16 de novembro, saiu da Terra para impulsionar a cápsula Orion em direção à Lua.

A Artemis I tem como objetivo colocar a cápsula espacial Orion na órbita da Lua, para verificar se se encontra apta para levar seres humanos a pisar, novamente, a superfície do nosso único satélite natural.

O vídeo, partilhado pela NASA, foi cortado, sendo que pode ver a transmissão completa aqui.

A missão teve vários contratempos e, depois de várias tentativas falhadas, o foguetão Space Launch System (SLS) descolou, a partir do Centro Espacial Kennedy, no estado norte-americano da Flórida, às 1h47 locais.

O SLS é o maior foguetão alguma vez construído. Os arranques falhados deixaram as autoridades norte-americanas preocupadas com o seu investimento superior a 4 mil milhões de dólares, mas o veículo acabou por partir com sucesso à terceira.

A Orion não é tripulada, mas levou consigo três manequins, com o objetivo de simular a próxima visita do ser humano ao satélite natural, marcada para 2025. Antes, está prevista uma nova missão em 2024, essa sim tripulada, com o objetivo de passar em torno da Lua.

A Orion vai passar uma semana na órbita lunar antes de voltar à Terra, estimando-se que caia no Oceano Pacífico no dia 11 de dezembro.

Leia Também: As imagens da superfície lunar captadas à passagem da cápsula Orion

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório