Meteorologia

  • 07 FEVEREIRO 2023
Tempo
12º
MIN 6º MÁX 14º

Médica diagnostica ataque cardíaco com Apple Watch

Aconteceu na localidade da Serra de Gredos, Espanha, durante as festividades da padroeira.

Médica diagnostica ataque cardíaco com Apple Watch
Notícias ao Minuto

14:05 - 26/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech Espanha

A história aconteceu em Navalacruz, uma pequena cidade no sopé da Serra de Gredos, Espanha, em setembro. A localidade tem 247 habitantes registados, mas no verão é visitada por milhares de pessoas para festejar as festas da padroeira.

Uma delas era Blanca Santos Martín, cardiologista no primeiro ano de residência no hospital La Princesa, em Madrid. Com a ajuda do seu relógio Apple Watch, reconheceu um ataque cardíaco e salvou uma vida. 

Segundo relata o El Mundo, Blanca foi à cidade para passar uns dias com amigos e familiares. Numa das  noites recebeu uma chamada: a tia de uma amiga dela não se sentia bem em casa e sentia dores no peito.

Já no local, Blanca verificou que se tratava de uma dor compatível com uma síndrome coronariana aguda, tradicionalmente conhecida como enfarte. 

Numa localidade pequena como Navalacruz, quando há uma emergência médica, há duas possibilidades, e nenhuma delas é boa. A primeira é chamar uma ambulância da região, que costuma demorar cerca de 20 minutos para chegar. A segunda é solicitar uma UVI móvel até Ávila, que leva quase uma hora.

A ambulância local é equipada com eletrocardiógrafo mas este estava avariado. Ainda segundo o El Mundo, durante os seus estudos médicos, a jovem tinha  assistido a várias palestras sobre a possibilidade de usar o Apple Watch como um dispositivo de diagnóstico, e assim fez.

“O meu Apple Watch não é um dos modelos mais recentes, então não tem eletrocardiógrafo, mas um parente meu que também estava na cidade naquela época tinha um modelo equipado com um”, explicou a médica. 

"Fiz três derivações com o relógio em diferentes partes do corpo (do pulso esquerdo ao pulso direito, que é típico do Apple Watch, e do tornozelo esquerdo à mão direita e esquerda) e o gráfico indicou claramente que estava a enfrentar um enfarte, a parte de baixo do coração estava a ser comprometida”, explica.

Com as informações do eletrocardiograma, a jovem médica pediu à ambulância que levasse o paciente ao hospital de Salamanca, localizado um pouco mais longe de Ávila, mas onde existe a possibilidade de abertura da artéria de forma urgente. Alguns dias depois, o paciente estava recuperado e pôde retornar a casa.

A Apple deixa claro, contudo, que ao abrir o a aplicação EKG no Apple Watch o recurso não está configurado para detetar ataques cardíacos. É uma ferramenta desenhada para fazer medições frequentes em casa que pode ajudar o médico a obter uma visão mais completa da saúde do paciente. Também pode detetar casos de fibrilação atrial, que é um tipo de arritmia que pode ser indicativo de outros problemas cardíacos.

Leia Também: Problema "resolvido". O que a China diz sobre o vício por videojogos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório