Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Artemis I capta primeiras imagens da Terra em nova missão até à Lua

No vídeo de pouco mais de 20 segundos captado pela cápsula Órion - que tem 16 câmaras - no início da viagem até à Lua, a Terra é vista lateralmente iluminada pelo Sol que se afasta.

Notícias ao Minuto

08:50 - 17/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech NASA

A NASA partilhou esta quarta-feira um vídeo, através das redes sociais, em que a Terra pode ser vista a partir da missão Artemis I. É a primeira vez desde a missão da Apollo 13, em 1972, que uma nave espacial projetada para levar humanos à Lua captou uma visão da Terra.

No vídeo de pouco mais de 20 segundos captado pela cápsula Órion - que tem 16 câmaras - no início da viagem até à Lua, a Terra é vista lateralmente iluminada pelo Sol que se afasta.

A missão Artemis I da NASA partiu esta quarta-feira pelas 11h48 sem tripulação, do Centro Espacial Kennedy, no Estado norte-americano da Flórida, após o seu lançamento ter sido adiado quatro vezes, para uma viagem de ida e volta à Lua.

O voo de ensaio de 4,1 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros) está programado para durar 25 dias, aproximadamente o mesmo período de tempo que as futuras tripulações estarão a bordo.

O objetivo é estabelecer uma presença humana duradoura, em preparação para uma viagem a Marte. O nome do programa, Artemis, refere-se à deusa da Lua, irmã gêmea mitológica de Apolo.

Veja o vídeo acima.

Leia também: Rumo à Lua. À terceira foi a vez: NASA lança missão Artemis I com sucesso

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório