Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

TikTok levanta preocupações de segurança nacional, diz diretor do FBI

Em causa está, segundo o responsável, um possível aproveitamento do governo chinês em torno da rede social.

TikTok levanta preocupações de segurança nacional, diz diretor do FBI
Notícias ao Minuto

10:10 - 18/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech EUA

O diretor do FBI,  Christopher Wray, afirmou, esta quarta-feira, que o TikTok levanta preocupações de segurança nacional, alertando para o facto de o governo chinês poder aproveitar a rede social para influenciar os utilizadores ou controlar os seus dispositivos.

Segundo cita a Reuters, Wray disse que os riscos incluem a "possibilidade de o governo chinês usar [o TikTok] para controlar a recolha de dados de milhões de utilizadores ou controlar o algoritmo de recomendação, que pode ser usado para operações de influência", além de poder usar a rede social para "controlar o software em milhões de dispositivos", dando-lhe a oportunidade de "comprometer tecnicamente" esses dispositivos.

Sublinhe-se que o Comité de Investimentos Estrangeiros do governo dos EUA (CFIUS) está em negociações com o TikTok, detido pela ByteDance, há vários meses, com o objetivo de chegar a um acordo de segurança nacional. 

Após explicar que a contribuição do FBI será tida em conta em "quaisquer acordos" que possam ser feitos, Wray observou que as empresas chinesas são obrigadas a "fazer o que o governo chinês quiser em termos de partilha de informações ou servir como uma ferramenta do governo chinês. E isso é motivo suficiente para se estar extremamente preocupado".

A Reuters indica ainda que um porta-voz do TikTok confirmou que "a contribuição do FBI" está a ser "considerada" como parte das negociações em curso com o governo dos EUA. "Embora não possamos comentar as especificidades dessas discussões confidenciais, estamos confiantes de que estão num caminho para satisfazer plenamente todas as preocupações razoáveis ​​de segurança nacional dos EUA", declarou.

Leia Também: Onda de despedimentos. Tecnológicas perdem 120 mil empregos este ano

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório