Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Vai ao Mundial do Qatar? Há mais uma preocupação para adicionar à lista

O governo do Qatar exige que os visitantes do país instalem duas apps nos respetivos telemóveis, as quais podem ser consideradas ‘spyware’.

Vai ao Mundial do Qatar? Há mais uma preocupação para adicionar à lista
Notícias ao Minuto

12:15 - 21/10/22 por Miguel Dias

Tech Privacidade

Falta cerca de um mês para começar o Mundial do Qatar e, naturalmente, todos os profissionais do mundo de futebol, jornalistas e adeptos que têm essa possibilidade já começam a ‘fazer as malas’ para a viagem. Porém, parece que há mais uma preocupação na (já longa) lista que os visitantes do Qatar devem adicionar.

Como contam os responsáveis de segurança da NRK, o governo do Qatar está a obrigar todos os visitantes do país a instalarem duas aplicações nos respectivos telemóveis: a Ehteraz e a Hayya.

A Ehteraz pode ser considerada um meio destinada ao rastreamento de Covid-19 mas, neste caso, esta app consegue manipular o telemóvel do utilizador, sobrepôr-se ao software instalado e ainda desativar o ecrã de bloqueio.

Há ainda a Hayya, uma aplicação com informações sobre os jogos do Mundial que tem permissão para partilhar informações contidas no telemóvel do utilizador.

O facto destas duas aplicações darem aos oficiais do governo do Qatar acesso aos telemóveis dos utilizadores faz com que os especialistas de segurança as considerem ‘spyware’ - software criado para espiar dispositivos alheios.

“O meu trabalho não é dar conselhos de viagem mas, pessoalmente, nunca levaria o meu telemóvel para uma visita ao Qatar”, adianta o responsável de segurança da NRK, Øyvind Vasaasen.

Leia Também: Problemas em apps de bancos deveram-se a "picos inusitados de procura"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório