Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Fusão de arte, cultura e tecnologia na Aveiro Tech Week (já em outubro)

Vários eventos, procurando "a fusão entre a Arte, a Cultura e a Tecnologia", vão decorrer na cidade de Aveiro entre os dias 10 e 16, na Aveiro Tech Week, promovida pela câmara municipal.

Fusão de arte, cultura e tecnologia na Aveiro Tech Week (já em outubro)
Notícias ao Minuto

11:42 - 04/10/22 por Lusa

Tech Eventos

Constituída pelos Techdays, Criatech e Prisma/Art Light Tech, a Aveiro Tech Week reúne um conjunto de iniciativas abertas à cidade nos domínios da tecnologia, inovação, conhecimento, arte e cultura.

Os Techdays trazem à cidade um conjunto de conferências, 'workshops', laboratórios, competições, e 'hackathons' que se dividem em cinco áreas: as 'Tech Sessions', os 'workshops', a área expositiva com as demonstrações tecnológicas no centro urbano, o 'Gaming' e a Educação.

O festival Criatech, que já vai na sexta edição, procura aliar criatividade digital, tecnologia e património histórico e tem este ano por tema "Ecos do Futuro".

Reúne mais de 40 artistas de 10 nacionalidades, "convidando a uma escuta simbólica do mundo atual e futuro, através de obras de arte em vários formatos, apresentadas em edifícios históricos de Aveiro".

Entre os artistas presentes contam-se Thomas Garnier, Lotte Geeven, Anaisa Franco, Lukas Truniger, Moritz Simon Geist e a dupla Pedro Tudela e Miguel Carvalhais.

A organização realça ainda a parceria com a Universidade de Artes Aplicadas de Viena, que traz ao Criatech a exposição "Re.Pairing.Future", reunindo perto de 30 artistas do seu Departamento de Artes Digitais, dirigido por Ruth Schnell, com curadoria de Nicolaj Kirisits e Rini Tandon.

A Aveiro Tech City Hackathon, em primeira edição, procura novos talentos, em que os participantes são chamados a desenvolver soluções inovadoras, desafiados por empresas de base tecnológica de Aveiro, com um prémio de cinco mil para cada equipa vencedora.

Durante a Aveiro Tech Week, o centro urbano da cidade de Aveiro vai funcionar como área expositiva para dar visibilidade a projetos inovadores e tecnológicos.

A Praça da República e o Largo do Mercado Manuel Firmino vão ser espaços de demonstração dos projetos finalistas do concurso Aveiro Tech City Challenges, que apresentam soluções inovadoras em áreas como a eficiência energética em edifícios públicos (Scubic), rega inteligente de jardins (Trigger.Systems), transformação digital em mercados e feiras (Parkware), apoio aos cidadãos com limitações visuais em visitas a museus (zoomguide) e inteligência artificial na deteção automática de padrões de violência em espaço público (Deep Neuronic).

Serão ainda apresentadas inovações tecnológicas de parceiros, como é o caso do City Catalyst (demonstração de serviços de mobilidade inteligente) da Altice labs e IT, um robot corta-relva autónomo da Bosch e uma solução de recolha de resíduos desenvolvida pela Ubiwhere, para encorajar os cidadãos na separação de resíduos.

O Gaming marca presença nesta semana com um espaço específico no Parque de Exposições de Aveiro, que além da área expositiva dedicada às últimas tecnologias associadas, conta com autógrafos, palestras, duelos e performances a presença de influenciadores e 'streamers'.

O outro festival integrado na semana é o PRISMA/Art Light Tech, um festival que tem a luz como matéria-prima, criando um roteiro artístico e lúdico em espaço público, entre as 20:00 e as 24:00, com videomapping, instalações, obras de participação coletiva e estruturas interativas.

Leia Também: Tech@Week. Projetos inovadores na energia e materiais em foco em Sines

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório