Denunciante do Facebook lança ONG para sanear redes sociais

A engenheira Frances Haugen, ex-empregada do Facebook, que revelou em 2021 documentos internos comprometedores para o conglomerado das redes sociais, anunciou hoje o lançamento de uma organização destinada a sanear este ecossistema.

 Frances Haugen

© Getty Images

Lusa
22/09/2022 23:40 ‧ 22/09/2022 por Lusa

Tech

Facebook

Designada Beyond the Screen (Além do Écran), esta organização não governamental (ONG) "vai focar-se em soluções concretas para ajudar os utilizadores a recuperarem o controlo da sua experiência nas redes sociais", declarou Frances Haugen, em comunicado.

O seu objetivo é dar aos utilizadores "soluções tangíveis" para os ajudar a assumir o controlo do seu uso das plataformas. "As redes sociais podem permitir-nos dar o melhor de nós próprios e é para isto que Beyond the Screen vai trabalhar", acrescentou.

Segundo o texto, a ONG vai criar uma base de dados, com acesso aberto, para documentar as falhas legais e éticas das grandes plataformas e identificar soluções.

Frances Haugen ganhou notoriedade ao revelar mais de 20 mil páginas de documentos internos da Facebook e defender, em vários parlamentos, que esta rede social privilegiava os lucros à segurança dos seus utilizadores.

A Meta, que controla a Facebook e a Instagram, negou as acusações.

A Beyond the Screen é financiada pela Project Liberty, uma iniciativa do empresário norte-americano e proprietário do Olympique de Marseille Frank McCourt e pela organização independente Common Sense Media.

[Notícias atualizada]

Leia Também: Meta ordenada a pagar quase 177 milhões de euros em processo de patentes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas