Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Perdeu a apresentação do iPhone 14? Saiba o que foi anunciado pela Apple

A ‘Empresa da Maçã’ aproveitou o evento para anunciar novos iPhones, três modelos do Apple Watch e uma nova geração dos AirPods Pro.

Perdeu a apresentação do iPhone 14? Saiba o que foi anunciado pela Apple
Notícias ao Minuto

08:48 - 08/09/22 por Miguel Dias

Tech Apple

A Apple cumpriu a tradição e desvendou os produtos que chegarão ao mercado até ao final do ano num evento especial realizado esta quarta-feira, dia 7. O CEO Tim Cook deu início ao evento adiantando que os espetadores podiam esperar novidades em relação ao iPhone, AirPods e Apple Watch e, de facto, não desiludiu.

A ‘Empresa da Maçã’ deu início à apresentação ao desvendar o Apple Watch Series 8 - uma nova geração do relógio inteligente da marca. Este novo modelo manterá o design a que os utilizadores do relógio se habituaram, tendo no entanto algumas novidades.

Uma delas é a capacidade de seguir o ciclo de menstruação das utilizadoras, indicando quando estão prestes a menstruar e até detetando algum desvio que possa ser relevante para detetar problemas de saúde mais graves. O Apple Watch Series 8 também está equipado com um novo modo de poupança de energia que, apesar de desativar algumas funcionalidades, permite que o relógio se mantenha ativo até 36 horas.

Por fim, a última grande novidade é um sistema de nome "Crash Detection", o qual é capaz de detetar se o utilizador esteve envolvido num acidente de viação. Uma vez detetado este acidente, o relógio é capaz de contactar automaticamente os serviços de emergência, garantindo que a ajuda chega o mais rapidamente possível.

Notícias ao Minuto© Apple  

O Series 8 não foi a única novidade no catálogo de relógios inteligentes da Apple. Houve ainda espaço para a segunda geração do modelo mais acessível da marca, o Apple Watch SE.

A Apple diz que esta nova versão do Apple Watch SE é 20% mais rápida do que a antecessora, contando também com um ecrã 30% maior do que estava presente no primeiro modelo. Apesar de também estar equipado com o "Crash Detection", este Apple Watch SE serve para dar aos mais curiosos uma forma de experimentarem o relógio da Apple, desta vez com um modelo mais atualizado.

No que diz respeito ao Apple Watch ficou a faltar apenas o modelo Ultra, um topo de gama criado especialmente a pensar nos adeptos de desportos radicais como alpinismo ou mergulho.

Notícias ao Minuto© Apple  

Apesar de contar com um design que certamente não será entendido como o mais bonito já criado pela Apple, o Apple Watch Ultra parece conter todas as funcionalidades para o tornarem uma proposta de valor dentro do segmento que pretende atrair. O aspeto mais robusto, o ecrã maior, um novo botão para aceder a funcionalidades mais rapidamente, o GPS mais preciso… Tudo no Apple Watch Ultra parece ter sido implementado com direto ‘feedback’ das pessoas para o qual foi construído.

Depois de três novos Apple Watch, a Apple decidiu dar atenção aos AirPods. Na apresentação desta quarta-feira os fãs da tecnológica de Cupertino ficaram a conhecer os novos AirPods Pro 2.

Trata-se de uma nova geração dos melhores phones sem fios lançados pela Apple, o que significa que os interessados têm uma proposta ainda melhor para considerar. O processador H2 encontrado no interior permitiu à Apple melhorar a qualidade do cancelamento de ruído - com a empresa a indicar mesmo que os novos AirPods Pro conseguem ‘abafar’ o dobro do ruído dos modelos anteriores.

Notícias ao Minuto© Apple  

Foi depois dos phones sem fios que a Apple decidiu dar atenção à série iPhone 14, apresentando os quatro modelos que os clientes poderão encontrar nas lojas já a partir do dia 16 de setembro.

O alinhamento é composto pelo iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max e, ao contrário do que aconteceu no ano passado, há algumas diferenças consideráveis a ter em conta no que diz respeito a estes modelos.

Uma delas é o processador. O iPhone 14 e o iPhone 14 Plus contam com o processador A15 (o mesmo da série iPhone 13), enquanto o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max estão equipados com o novo (e poderoso) A16 Bionic. Os modelos Pro também tiveram uma atualização considerável no que diz respeito à câmara traseira, com o sensor principal a ter agora 48MP.

Notícias ao Minuto© Apple  

Outra novidade é o ecrã ‘always on’ presente no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, que permite aos dispositivos exibirem informações como horas e notificações mesmo quando o equipamento estiver em ‘stand by’ e pousado na secretária. Trata-se de uma funcionalidade já presente em alguns topos de gama da concorrência mas que, este ano, chega pela primeira vez a um iPhone.

Todavia a maior diferença está no design da face traseira dos dispositivos. Enquanto o iPhone 14 e iPhone 14 Plus continuam com o entalhe introduzido em 2017 com o iPhone X, a Apple decidiu reservar uma das grandes novidades do ano para o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max - a Dynamic Island.

Esta Dynamic Island é composta por um ‘orifício’ no ecrã para a câmara frontal e sistema de reconhecimento facial Face ID. No entanto, esta área foi aproveitada pela Apple para ter um propósito semelhante ao de um ‘widget’, exibindo informações de certas apps (como música e navegação) e permitindo aos utilizadores abrirem-nas premindo apenas o ícone no topo do ecrã.

Notícias ao Minuto© Apple  

Mesmo que à partida a Dynamic Island possa não parecer uma mudança significativa, as impressões iniciais parecem ser bastante positivas e é provável que, quando o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max chegarem ao mercado, os utilizadores descubram uma nova forma de interagirem com os dispositivos.

Pouco depois do final do evento a Apple atualizou a respetiva loja online, onde foi possível encontrar todas as cores que estarão disponíveis para os modelos, os preços (mais avultados) e também que o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max serão descontinuados pela tecnológica.

Leia Também: Os preços dos novos iPhones. Modelo mais caro ultrapassa os 2 mil euros

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório