Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

É oficial. Apple já anunciou o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro

Os modelos Pro têm os principais argumentos para convencer os fãs da marca a adotarem esta geração de telemóveis.

Notícias ao Minuto

18:54 - 07/09/22 por Miguel Dias

Tech Apple

Tal como seria de esperar do evento anual da Apple, a nova geração do iPhone teve o lugar de destaque na apresentação da ‘Empresa da Maçã’ e os fãs da marca puderam ficar a conhecer todas as novidades do novo telemóvel.

Tal como adiantavam os rumores, serão os dois modelos Pro a darem mais argumentos para os fãs da Apple entrarem nesta nova geração - sobretudo devido às novas opções de design e capacidade acrescida no desempenho devido ao novo processador.

O iPhone 14 e o iPhone 14 Plus estão disponíveis com ecrãs de 6,1 e 6,7 polegadas. Infelizmente, os utilizadores contarão com o mesmo processador A15 Bionic, que foi estreado na série iPhone 13 em 2021.

A Apple garante que estes dois telemóveis têm bateria para aguentar um dia inteiro, com o iPhone 14 Plus a ter mesmo "a maior autonomia de qualquer iPhone". Ainda assim, a tecnológica de Cupertino não especificou quantas horas é que estes dois novos iPhones serão capazes de continuar ativos.

O iPhone 14 e o iPhone 14 Plus têm uma câmara dupla com um sensor principal de 12MP. A câmara frontal de 12MP continua a estar alojada num entalhe no topo do ecrã (com reconhecimento facial Face ID e, pela primeira vez, está equipada com "autofocus". A Apple diz mesmo que a câmara frontal está melhor preparada para captar fotografias em ambientes com iluminação mais fraca, garantindo assim melhores resultados do que os antecessores.

O modo de captura de vídeo também foi alvo de uma atenção extra, com software a ter sido integrado para melhorar a estabilização de vídeos: algo útil quando estiver a captar vídeo de desportos radicais ou em movimento.

O iPhone 14 e o iPhone 14 Plus não contará com a possibilidade de usar um cartão SIM físico, pelo que o utilizador terá de adotar um cartão SIM eletrónico.

Os dois telemóveis também estão equipados com comunicação via satélite, que permitirão aos utilizadores enviarem pequenas mensagens em situações de emergência caso não tenham rede. Esta funcionalidade será lançada em novembro nos EUA e Canadá, desconhecendo-se os planos da Apple para outros territórios.

O iPhone 14 estará disponível por um preço que começa nos 1.039 euros, enquanto o iPhone 14 Plus custará 1.189 euros. Os dois modelos estarão disponíveis para pré-compra esta sexta-feira, dia 9, mas o iPhone 14 chegará às lojas no dia 16 de setembro e o iPhone 14 Plus apenas no dia 7 de outubro.

O iPhone 14 e o iPhone 14 Plus estarão disponíveis em negro, branco, azul claro, lavanda e vermelho.

Notícias ao Minuto© Apple  

Os argumentos dos modelos Pro

Como não podia deixar de ser, o alinhamento de iPhones não estaria completo sem os dois modelos Pro e (verdade se diga) estes são os modelos que darão aos fãs da Apple os verdadeiros argumentos para atualizarem o respetivo dispositivo.

O iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max têm como principal diferença o 'orifício' no topo do ecrã, que substitui o entalhe que estava presente nos telemóveis da Apple desde o iPhone X de 2017. Este 'orifício' recebeu o nome Dynamic Island e consegue reagir a determinadas funcionalidades do iPhone, nomeadamente aplicações de música.

Notar que esta Dynamic Island também permitiu à Apple acolher nesta área as notificações recebidas, o que significa que surgiram ícones e informações neste 'orifício' e que, se forem pressionadas, serão ampliadas para exibir a informação de forma mais completa.

Estes dois modelos Pro contam com ecrãs de 6,1 e 6,7 polegadas, com a Apple a adiantar que suportam tecnologia 'always on' - que permite exibir informação e fundo de ecrã com um gasto mínimo de energia.

Ao contrário do iPhone 14 e do iPhone 14 Plus, o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max estão equipados com o novo processador A16 Bionic produzido com processo de 4nm. A Apple afirma que este processador é 40% mais rápido do que os da concorrência, deixando antever um desempenho digno de topo de gama.

A Apple adiantou ainda que o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max contarão com 

Além do desempenho do telemóvel propriamente dito, o A16 Bionic ajudou a Apple a melhora a experiência de fotografia. A câmara do iPhone 14 Pro e do iPhone 14 Pro Max conta com um sensor principal de 48MP, significativamente maior que o do iPhone 13 Pro e do iPhone 13 Pro Max. Há também um novo sensor ultra grande angular de 12MP, o qual a Apple diz que é três vezes melhor do que o presente no antecessor.

No que diz respeito a bateria, a Apple garante que o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max contam com autonomia suficiente para durarem um dia inteiro de utilização.

O iPhone 14 Pro terá um preço que começa nos 1.349 euros, enquanto o iPhone 14 Pro Max começa nos 1.499 euros. O período de pré-compra começa na sexta-feira, dia 9, e a chegada ao mercado está marcada para o dia 16 de setembro.

O iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max estarão disponíveis em quatro cores, nomeadamente negro, branco, dourado e também roxo.

[Notícia atualizada]

Leia Também: Os preços dos novos iPhones. Modelo mais caro ultrapassa os 2 mil euros

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório