Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Ataques informáticos impossibilitam publicação de jornal i quarta-feira

O jornal i "não poderá ser publicado esta quarta-feira" depois de ter sido alvo de "repetidos ataques informáticos" que danificaram os servidores da publicação e do Nascer do Sol, segundo um comunicado hoje divulgado.

Ataques informáticos impossibilitam publicação de jornal i quarta-feira
Notícias ao Minuto

20:37 - 06/09/22 por Lusa

Tech Ciberataques

"O jornal i não poderá ser publicado esta quarta-feira, não sendo possível prever quando será retomada a sua edição", lê-se na nota, que dá conta de que "nos últimos dias, os servidores do i e do Nascer do Sol têm sofrido repetidos ataques informáticos que inviabilizam o trabalho da redação e de todos os departamentos da empresa".

"A edição online mantém-se, não obstante poderem vir a verificar-se algumas limitações no seu funcionamento regular", disse o grupo.

De acordo com a mesma nota "já foi feita participação às entidades competentes, depois de uma primeira queixa feita à Polícia Judiciária na sequência de um primeiro ataque de 'ransomware' no passado mês de junho", tendo o diretor dos jornais, Mário Ramires, solicitado "uma audiência urgente ao Ministério da Cultura, com a tutela da comunicação social, que já está a acompanhar esta situação".

"A direção dos jornais lamenta desde já o prejuízo causado aos leitores, nomeadamente aos assinantes", conclui.

Nos últimos meses, vários órgãos de comunicação social têm sido alvo de ataques informáticos, incluindo a Impresa, dona do Expresso e da SIC e a agência Lusa.

Leia Também: TikTok rejeita ter sido alvo de ciberataque

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório