Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Facebook e Instagram fecham contas de organização antivacina

A Meta, dona do Facebook e do Instagram, removeu na quarta-feira das duas redes sociais as contas da organização antivacinas Children's Health Defense (CDH), liderada por Robert Kennedy Jr., sobrinho do ex-Presidente dos EUA John Kennedy.

Covid-19: Facebook e Instagram fecham contas de organização antivacina
Notícias ao Minuto

00:03 - 19/08/22 por Lusa

Tech Facebook

"Removemos as contas do Instagram e do Facebook em questão por repetidas violações das nossas políticas da covid-19", disse à agência de notícias AFP o porta-voz da Meta, Aaron Simpson.

A CDH, que coloca em causa a segurança das vacinas contra a covid-19, acusou a Meta de não respeitar o seu direito à liberdade de expressão, alinhando-se às autoridades sanitárias norte-americanas.

"O Facebook está a agir como representante da cruzada do Governo federal para silenciar qualquer crítica às políticas draconianas do Executivo", disse o fundador do organismo, Robert Kennedy Jr., citado em comunicado.

Sobrinho do ex-chefe de Estado assassinado em 1963 e filho de um ex-procurador-geral, também assassinado em 1968, é uma figura importante no panorama antivacina norte-americano.

A CDH reivindica "centenas de milhares" de seguidores no Facebook e no Instagram e partilhou, no seu comunicado, capturas de ecrã a mostrar a remoção das contas por "desinformação".

De acordo com o CDH, a proibição pode estar ligada a uma ação movida pela organização contra a Meta, por censura.

O canal do YouTube da organização foi removido em setembro de 2021.

A Meta, que regularmente é criticada por disseminar informações falsa, vem tentando desde as últimas eleições presidenciais norte-americanas afastar-se de conteúdos políticos para se concentrar nas discussões entre familiares e comunidades de interesse.

Leia Também: Facebook e Instagram banem anúncios políticos antes das eleições dos EUA

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório