Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Operadora nuclear ucraniana denuncia ciberataque russo contra 'site'

A operadora ucraniana de centrais nucleares Energoatom denunciou hoje um ataque cibernético russo "sem precedentes" contra o seu 'site' na Internet, especificando que a sua operação não foi interrompida.

Operadora nuclear ucraniana denuncia ciberataque russo contra 'site'
Notícias ao Minuto

20:28 - 16/08/22 por Lusa

Tech Energoatom

"Em 16 de agosto de 2022 [hoje], ocorreu o mais potente ciberataque desde o início da invasão russa contra o 'site' oficial da Energoatom", adiantou a operadora num comunicado no serviço de mensagens Telegram.

O 'site' "foi atacado a partir de território russo", acrescentou.

A empresa ucraniana assegurou que o grupo russo Exército Cibernético do Povo utilizou 7,25 milhões de 'bots' no ataque ao 'site' durante três horas.

De acordo com a Energoatom, o ciberataque "não teve um impacto considerável no funcionamento do 'site'.

O canal do Telegram chamado "Exército Cibernético do Povo" convocou os seus apoiantes ao meio-dia de hoje para atacar o 'site' da operadora ucraniana de centrais nucleares.

Já à noite, foi anunciada uma "alteração", designando como alvo o Instituto Ucraniano de Memória Nacional, cujo site estava a enfrentar dificuldades.

Os ataques surgem num momento de tensão em torno da central nuclear ucraniana de Zaporíjia (sul), ocupada pelas tropas russas desde março, logo após a Rússia invadir a Ucrânia.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas de suas casas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de seis milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 16 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que está a responder com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca à energia e ao desporto.

A ONU confirmou que 5.514 civis morreram e 7.698 ficaram feridos na guerra, que hoje entrou no seu 174.º dia, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: AO MINUTO: Guterres vai a Odessa; Mais 8 suspeitos de crimes de guerra

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório