Twitter confirma exposição de dados de 5 milhões de utilizadores

No entanto, há quem acredite que tenham sido roubados dados de 5,4 milhões de contas.

Twitter sofre ataque sem precedentes que afetou Obama e Elon Musk

© Reuters

Miguel Dias
08/08/2022 09:54 ‧ 08/08/2022 por Miguel Dias

Tech

Twitter

O Twitter anunciou que uma vulnerabilidade do código na sua plataforma levou à exposição de dados de utilizadores no final do ano passado. O erro foi descoberto por um investigador de segurança através do programa de recompensas da empresa e corrigido em janeiro de 2022.

Apesar de sugerir que “não há provas” de que tenham sido roubados dados de utilizadores, uma fonte do site Bleeping Computer adianta que a vulnerabilidade foi aproveitada para obter dados de 5,4 milhões de contas. Graças às informações obtidas, os responsáveis terão conseguido verificar se um endereço de e-mail ou número de telemóvel estavam ligados a uma conta do Twitter - o suficiente para determinar a identidade do utilizador.

“Estamos a publicar esta atualização porque não conseguimos confirmar todas as contas que foram potencialmente afetadas e estamos particularmente preocupados com as pessoas com contas de pseudónimos que podem ser alvos de estados ou de outras entidades”, pode ler-se no comunicado do Twitter. “Se operam uma conta de pseudónimo no Twitter, compreendemos os riscos de um incidente como este e estamos lamentamos profundamente que tenha ocorrido”.

De forma a ajudar a proteger as contas, o Twitter aconselha aos utilizadores que adicionem autenticação de dois factores - garantindo assim uma camada extra de proteção.

Leia Também: Elon Musk e Twitter voltam a trocar acusações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas