Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2022
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 37º

Curiosity chegou a Marte há 10 anos. Eis as imagens mais belas

O rover da NASA chegou ao ‘Planeta Vermelho’ no dia 5 de agosto de 2012.

Foi no dia 5 de agosto de 2012 que o rover Curiosity pousou na superfície, dando início à exploração do ‘Planeta Vermelho’ que completa esta sexta-feira o seu 10.º aniversário. Esta é uma marca impressionante que a NASA decidiu celebrar com um balanço daquela que tem sido a prestação do rover até julho de 2022.

O Curiosity pousou na cratera Gale e, desde então, já escalou cerca de 612 metros, alcançando material rochoso cada vez mais recente. Este processo permitiu à NASA começar a partir de material rochoso mais antigo e, progressivamente, perceber a evolução da geologia de Marte.

Foi com a intenção de aprofundar estes estudos que, desde 2012, o Curiosity já perfurou o solo de Marte um total de 35 vezes, recolhendo até agora seis amostras. Esta presença do rover no ‘Planeta Vermelho’ também serviu para Curiosity enviar um total de 3.102GB de dados para a Terra, os quais já serviram para dar forma a 883 estudos científicos sobre esta ‘vizinho’ do nosso planeta.

Naturalmente, o Curiosity também aproveitou para captar uma série de imagens de Marte - dando aos investigadores e aficionados da exploração espacial uma ideia da paisagem do planeta.

No total já foram enviadas para a Terra 494.540 fotografias de Marte e, entre estas, decidimos mostrar-lhe acima algumas das melhores que já vimos do rover.

Leia Também: NASA quer usar dois helicópteros para recuperar amostras de Marte

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório