Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

É oficial. Mário Ferreira tornou-se o primeiro turista espacial português

O dono da TVI e da Douro Azul embarca esta quinta-feira, dia 4, na missão NS-22 da Blue Origin e torna-se uma das poucas pessoas do mundo a ir ao Espaço.

Notícias ao Minuto

14:55 - 04/08/22 por Miguel Dias

Tech Blue Origin

Já seguiu caminho a missão NS-22 da Blue Origin, com o foguetão a levar a bordo o dono da TVI e da Douro Azul, Mário Ferreira, que se torna assim o primeiro turista espacial português.

O início da missão, originalmente marcado para as 14:30 (hora de Lisboa), sofreu um atraso de 20 minutos devido a uma tempestade inesperada durante a madrugada no deserto do Texas.

Ainda assim, os ocupantes da NS-22 conseguiram seguir caminho para o Espaço numa viagem que demorará pouco mais de 10 minutos - onde poderão desfrutar de ausência de gravidade durante cerca de 3 minutos.

Pode seguir todos os acontecimentos da viagem da NS-22 e ver as primeiras reações após a conclusão da missão no vídeo abaixo, partilhado pela página oficial da Blue Origin no YouTube.

O foguetão Blue Shepard desta missão acabou por descolar às 14:57 sem qualquer problema, com a separação do foguetão e da cápsula com a tripulação a ocorrer pouco tempo depois.

Foi por volta desta altura que se começaram a ouvir as reação entusiastas da tripulação da cápsula, mostrando-se divertidos com o desfrutar de gravidade zero. "Meu Deus, estamos acima da Terra", ouviu-se um dos tripulantes. "Olhem para a escuridão", disse outro, deslumbrado com a visão a partir da cápsula.

Notícias ao Minuto© YouTube / Blue Origin  

Enquanto a tripulação admirava o Espaço e a visão privilegiada da Terra, o propulsor do foguetão New Shepard continuou a aproximar-se da Terra. O propulsor acabou por aterrar com sucesso por volta das 15:04.

Este é um 'pormenor' importante tendo em conta que o objetivo é vir a reutilizar o propulsor no futuro. Recordar que este foi a oitava descolagem do propulsor, o que permite reduzir (drasticamente) os custos destas viagens ao Espaço. 

Com o propulsou já pousado, foi às 15:08 que a cápsula do New Shepard pousou, em segurança, no solo do deserto do Texas.

Notícias ao Minuto© YouTube / Blue Origin  

Enquanto a tripulação aguardava a chegada da equipa da Blue Origin, a transmissão da empresa recebeu a participação de Victor Hespanha, brasileiro que fez parte da tripulação da NS-21 e que aproveitou para deixar algumas palavras a Mário Ferreira e congratular o empresário.

"Sei que vários brasileiros, vários portugueses e pessoas de outros países com a nossa língua estão felizes", afirmou Hespanha, que falou a partir de São Paulo no Brasil. Já a Blue Origin, comparou Mário Ferreira a Fernão de Magalhães por "orgulhar toda a sua nação" e por "ir além de novas fronteiras".

[Notícia atualizada]

Leia Também: Mário Ferreira prevê resorts orbitais e pondera investir no aeroespacial

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório