Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Restos de foguetão vão reentrar na atmosfera terrestre. Portugal na rota?

Restos de um foguetão chinês irão reentrar na atmosfera terrestre no fim de semana, em algum momento entre as 19:53 de sábado (hora de Lisboa) e as 11:53 de domingo, segundo as mais recentes previsões.

Restos de foguetão vão reentrar na atmosfera terrestre. Portugal na rota?
Notícias ao Minuto

17:33 - 29/07/22 por Lusa

Tech Espaço

Trata-se de um foguetão Long March 5B, com um peso estimado entre 17 e 22 toneladas e que viaja no espaço sem controlo a uma velocidade de 28 mil quilómetros por hora.

Os cálculos dos peritos, feitos a partir de observações e modelos matemáticos, apontam que, caso o aparelho não se desintegre por completo na atmosfera, os detritos irão cair com maior probabilidade no mar.

A trajetória do Long March 5B está a ser monitorizada, uma vez que pode interferir com o espaço aéreo, de acordo com um alerta feito na quinta-feira pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Numa informação dirigida aos Estados-membros, às companhias aéreas e às autoridades de aviação, a agência listava Portugal, Bulgária, França, Grécia, Itália, Malta e Espanha como os países cujo espaço aéreo poderia eventualmente ser afetado.

Contudo, a mesma entidade ressalvou que, dado tratar-se de uma "reentrada descontrolada", era "difícil prever exatamente" onde os detritos iriam cair, assinalando que uma "previsão mais detalhada" poderá ser disponibilizada "apenas algumas horas do impacto".

O foguetão foi lançado no passado domingo da ilha de Hainan para transportar um módulo da nova estação espacial chinesa e está a dar voltas à Terra.

Não é a primeira vez que um foguetão chinês está a ser vigiado.

Em maio de 2021, um outro foguetão, também Long March 5B, desintegrou-se quase totalmente na atmosfera terrestre e os detritos caíram no oceano Índico sem causar danos.

Leia Também: Dona do Facebook e Instagram está pessimista para próximo trimestre

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório