A Amazon anunciou que está a trabalhar numa funcionalidade experimental para a Alexa que permitirá à assistente digital imitar a voz de familiares que já morreram. A funcionalidade foi demonstrada durante a conferência MARS da empresa (abaixo), onde uma criança pede a Alexa que lhe conte uma história de embalar na voz da avó já falecida.
“Mesmo que a Inteligência Artificial (IA) não consiga eliminar a dor da perda, é possível fazer com que as memórias perdurem”, afirmou o responsável pela IA da Alexa, Rohit Prasad. O executivo notou que é cada vez mais importante adicionar “atributos humanos” a sistemas de IA, sobretudo “nestes tempos de pandemia em que tantos de nós perdeu alguém que ama”.
A Amazon nota que este sistema de IA para a Alexa consegue imitar a voz de alguém com base apenas num minuto de áudio gravado. Tendo em conta as redes sociais e os milhares de milhões de horas de gravações disponíveis de pessoas a conversar, é possível que seja possível imitar a voz de várias pessoas já falecidas.
A gigante tecnológica não adiantou quando (ou até se) esta funcionalidade será tornada pública.
Leia Também: Prime Day. Saiba quando poderá aproveitar os descontos da Amazon