Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Robô de entrega de alimentos chega ao mercado português

O novo equipamento é direcionado para o setor da hotelaria e restauração pelas suas características de entrega de alimentos e outros itens.

Notícias ao Minuto

21:03 - 13/06/22 por Notícias ao Minuto

Tech Robot

A robô Bellabot é a mais recente adição robótica para o mercado nacional da Beltrão Coelho, informa em comunicado a empresa portuguesa dedicada à inovação tecnológica no contexto empresarial.

O robô possui uma capacidade de interação avançada, o que significa que responde a comandos de voz do utilizador, recorrendo para isso a algoritmos de inteligência artificial.
 
"O seu design foi especialmente pensado para se adaptar de forma mais otimizada possível à sua função", pode ler-se.

Desde a sua altura - ideal para realizar o serviço à mesa, facilitando a colocação dos pratos e o acesso ao ecrã - à estética do seu design, esguio o suficiente para se deslocar entre obstáculos, e ainda assim com capacidade suficiente para incorporar 10 plataformas.

O equipamento está equipado com sensores 3D, pelo que tem a capacidade de parar em qualquer ângulo, afastar-se e mudar a rota rapidamente, assim que encontra obstáculos, através de uma frequência de deteção de barreiras até 5400 vezes por minuto, o que lhe permite travar com um tempo de resposta tão curto quanto 0,5 segundos, revela a mesma nota. 

A Bellabot possui também indicadores de luz que tornam a interação com o utilizador ainda mais simples e clara. Exemplo disso são as bandejas, cuja luz acende e apaga consoante o prato que está a ser entregue.

O robô também demonstra a sua "empatia", reagindo ao toque do utilizador através de efeitos de luz, que são acompanhados de respostas "cómicas" de dezenas de expressões faciais emotivas.

"Quanto à bateria, a Bellabot tem uma autonomia de 12 horas, no entanto, é possível adquirir uma bateria extra e facilmente substituir, pelo que um cenário de operações 24 horas por dia, sete dias por semana é facilmente alcançável para este equipamento".

Outra das características únicas da Bellabot é a introdução do programador PUDU, que permite o funcionamento de 20 Bellabots em simultâneo, ou seja, cada robô pode comunicar diretamente com qualquer outro robô na mesma rede, calcular e tomar decisões rapidamente.

“Na Beltrão Coelho estamos atentos ao que o mercado oferece e este é mais um exemplo desta nossa premissa. A Bellabot é um passo em frente no que toca à introdução natural da robótica em Portugal e nos negócios nacionais, sendo que o setor da restauração e hotelaria poderá fruir grandemente com este novo equipamento que a partir de hoje disponibilizamos”, sublinha Bruno Coelho, responsável pela secção de robótica da Beltrão Coelho.

Leia Também: Bruxelas insta WhatsApp a informar sobre políticas e termos na UE

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório