Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Centro Nacional de Cibersegurança dedica evento à aposta na prevenção

A oitava edição da C-Days, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), decorre entre 07 e 09 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, regressando ao formato presencial, dedicado ao tema "Apostar na prevenção".

Centro Nacional de Cibersegurança dedica evento à aposta na prevenção
Notícias ao Minuto

13:45 - 01/06/22 por Lusa

Tech Cibersegurança

"A prevenção é a melhor forma de mitigar os riscos e impactos decorrentes de incidentes no ciberespaço, numa altura em que os ciberataques têm vindo a crescer em número e sofisticação, afetando de forma transversal os vários setores de atividade económica e administração pública", refere o CNCS, numa nota sobre o evento.

Desde o início do ano que várias empresas portuguesas têm sido alvo de ciberataques, entre as quais a Impresa, Vodafone Portugal, os laboratórios Germano de Sousa e, mais recentemente, a agência de notícias Lusa, entre outras entidades.

A C-Days, que contará "com um reconhecido painel de oradores nacionais e estrangeiros", é o "ponto de encontro da comunidade de cibersegurança".

A C-Days "é um evento que se assume como um espaço privilegiado para a discussão de todos estes assuntos numa perspetiva estratégica, operacional e técnica", organizado em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade do Porto, contando com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No primeiro dia, entre os vários painéis consta o dedicado à "Desinformação e a necessidade de um combate à disseminação de notícias falsas", com Nelson Escravana, diretor da área de cibersegurança e membro executivo do Conselho de Administração do Inov -- Inesc Inovação, e a diretora de informação da Lusa, Luísa Meireles, no qual estará também Gustavo Cardoso, do ISCTE -- Media Lab.

Temas como a "cibersegurança em sistemas de controlo industrial", "C-Academy -- programa nacional de formação avançada" ou a "preservação de prova digital", entre outros, estarão em discussão no primeiro dia da C-Days.

O dia seguinte começa com o tema "Data transfer between Europe and the USA" (dados transferidos entre Europa e os Estados Unidos). Inteligência artificial (IA) e cibersegurança, as estratégias para encontrar, desenvolver e reter talentos de cibersegurança, as tendências de cibersegurança e a cibersegurança no feminino estarão em destaque.

Ainda no segundo dia haverá lugar para falar de reforço do quadro geral de Cibersegurança -- Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e as últimas tendências na investigação e interrupção do cibercrime, com Carlos Cabreiro, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ, Pedro Verdelho, diretor do Gabinete Nacional de Coordenação na área do Cibercrime, da Procuradoria-Geral da República (PGR), e João Lazaro, presidente Executivo da APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

No último dia, a 09 de junho, a sessão começa com o orador Miguel González-Sancho, da EC - DG Connect, que abordará a visão geral da política de cibersegurança na União Europeia.

Temas como a "carteira e identidade geral" e "as primeiras 48 horas na deteção de um ataque - casos de uso", com representantes dos laboratórios Germano de Sousa, Sonae, Impresa e CNCS - CERT.PT, vão estar em análise entre outros assuntos.

Leia Também: Ciberataques a países da UE vão aumentar "nos próximos tempos"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório