Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Revelada primeira imagem do buraco negro no centro da nossa galáxia

A National Science Foundation revela que foi necessária uma colaboração internacional entre 300 investigadores, de 80 instituições diferentes e de oito telescópios.

Revelada primeira imagem do buraco negro no centro da nossa galáxia
Notícias ao Minuto

14:07 - 12/05/22 por Miguel Dias

Tech Espaço

A National Science Foundation dos EUA revelou esta quinta-feira, dia 12, um “avanço histórico” na investigação da nossa galáxia - a Via Láctea - no âmbito da colaboração Event Horizon Telescope.

A ocasião serviu para revelar a primeira fotografia do que está no centro da Via Láctea, confirmando definitivamente que se trata de um buraco negro - que dá pelo nome de Sagittarius A*. Como pode ver na imagem abaixo, o centro negro é rodeado por luz que se encontra a ser sugada pelo buraco negro.

Entre as informações disponíveis, sabe-se que o Sagittarius A* é 4,3 milhões de vezes maior do que o nosso Sol e está a uma distância de 25 mil anos-luz da Terra - o que é considerado relativamente próximo do nosso planeta no que diz respeito ao cosmos. Já o M87*, encontra-se a 55 milhões de anos-luz da Terra

Os investigadores notaram que a análise deste buraco negro foi muito mais complexa do que a do M87*, apontando que a existência de mais gases e poeira dificultou o trabalho dos telescópios e dos investigadores. Além disso, a Sagittarius A* tem, aparentemente, menores dimensões e é menos ativo do que o o M87*.

A National Science Foundation notou durante esta apresentação que foram desenvolvidas uma série de novas ferramentas para analisar a Sagittarius A*, as quais continuarão a ser utilizadas para levantar mais dados sobre o que está no centro da nossa galáxia.

[Notícia atualizada]

Notícias ao Minuto© National Science Foundation  

Leia Também: Telescópio James Webb supera expectativas antes de começar a funcionar

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório