Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamentos lusófonos. Informáticos querem soluções amigas do ambiente

Os quadros de informática dos parlamentos dos países de língua portuguesa recomendaram hoje a promoção de soluções tecnológicas com vista à transformação dos parlamentos em instituições amigas do ambiente.

Parlamentos lusófonos. Informáticos querem soluções amigas do ambiente
Notícias ao Minuto

15:29 - 05/05/22 por Lusa

Tech Segurança

A recomendação foi feita durante o XVI Encontro dos quadros de informática da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP), que terminou na quarta-feira, na cidade da Praia.

No documento a que a Lusa teve acesso, os técnicos recomendaram ainda a elaboração ou atualização do Plano Estratégico de TIC [Tecnologias de Informação e Comunicação] para os parlamentos que não o possuem, alinhado com os objetivos estratégicos das áreas administrativa e política e o cumprimento, acompanhamento e auditoria do Plano Estratégico de TIC.

Consta também da lista de recomendações a implementação de um sistema de transcrição automática de voz para texto nos parlamentos que ainda não possuem esta solução, a adoção de políticas de pessoal que conduzam à contratação de técnicos especializados para as áreas das TIC, capacitação dos utilizadores finais no uso das tecnologias.

Durante os dois dias de trabalhos, os técnicos dos parlamentos lusófonos pediram ainda a criação de um grupo dinamizador das TIC nos parlamentos para a partilha de conhecimento, nomeadamente na área da cibersegurança e inovação tecnológica, bem como a implementação de um 'data center' moderno em todos os parlamentos em défice desta infraestrutura crítica.

Sugeriram ainda a criação de catálogos de serviços tecnológicos orientado à comunidade parlamentar, a elaboração de normas no domínio da utilização de sistemas informáticos e a promoção da formação contínua dos profissionais da área das TIC garantindo uma constante atualização de conhecimentos, face aos novos desafios.

Outro conselho deixado foi a de organização dos serviços de informática com o objetivo de criar uma direção de serviços de tecnologias de informação, instalação de infraestrutura de rede assim como dos restantes serviços complementares, nomeadamente, Internet de banda larga, serviços de correio eletrónico institucional, com o objetivo de melhorar os processos administrativos e legislativos.

Igualmente, querem que sejam alocadas verbas específicas para investimento na área de tecnologias de informação, baseado nos respetivos planos de atividades apresentados pelos serviços de informática.

O XVI Encontro dos quadros de informática da ASG-PLP antecedeu o XXII encontro dos secretários-gerais da mesma associação, que arrancou hoje, também na cidade da Praia.

Este encontro, que decorre sob o lema "Novos Paradigmas de Gestão dos Parlamentos em Tempos de Crise", acontece numa altura em que Cabo Verde assume a presidência 'pro-tempore' e visa promover o desenvolvimento da cooperação técnico-parlamentar entre os países de língua portuguesa bem assim contribuir para a modernização das instituições parlamentares.

A ASG-PLP foi instituída em 1998 e é constituída pelos secretários-gerais ou cargos equivalentes dos parlamentos das repúblicas de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Senado e Câmara de Deputados de Guiné Equatorial, Câmara de Deputados da República Federal do Brasil e Guiné-Bissau.

Leia Também: Ordem dos Engenheiros sofreu ataque informático em abril

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório