Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Obama: "As pessoas estão a morrer por causa de desinformação"

O ex-presidente dos EUA afirmou num discurso em Stanford que a desinformação é uma “ameaça à democracia”.

Obama: "As pessoas estão a morrer por causa de desinformação"
Notícias ao Minuto

09:31 - 22/04/22 por Miguel Dias

Tech Redes Sociais

O antigo presidente dos EUA, Barack Obama, fez um discurso num evento organizado pela Universidade de Stanford onde criticou publicamente as redes sociais, afirmando que as empresas responsáveis têm de ser reguladas de forma a combater a disseminação de desinformação.

“O próprio design destas plataformas parecem colocar-nos na direção errada”, afirmou Obama, apontando que as redes sociais são capazes de “incentivar os piores impulsos da humanidade”.

“O facto de os cientistas terem desenvolvido uma vacina segura e eficaz em tempo recorde é uma conquista inacreditável. No entanto, apesar deste facto que sabemos por testarmos clinicamente a vacina em milhares de milhões de pessoas em todo o mundo, cerca de um em cada cinco americanos ainda está disposto a colocar-se em risco e colocar as famílias em risco em vez de se vacinar”, afirmou o ex-presidente dos EUA. “As pessoas estão a morrer por causa de desinformação”.

Obama declarou ainda que a desinformação é uma “ameaça à democracia”, apontando o dedo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a um dos conselheiros de Trump, Steve Bannon.

“Eles compreendem que não é necessário que as pessoas acreditem em informação de forma a enfraquecer instituições democráticas. Apenas tens de inundar a praça pública de um país com esgoto. Tens de levantar questões suficientes, espalhar lama o suficiente, implantar teorias de conspirações suficientes, para que os cidadãos já não saibam no que acreditar”, notou Obama de acordo com o CNet. “Assim que percam a confiança nos seus líderes, nos media, nas instituições políticas, uns nos outros, na possibilidade de verdade - o jogo está ganho”.

Leia Também: Casal Obama está de saída do Spotify

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório