Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

EUA descobrem programas informáticos que controlam sistemas industriais

Várias agências do governo dos EUA emitiram na quarta-feira um alerta conjunto sobre a descoberta de instrumentos informáticos nocivos criados por atores não identificados, capazes de ganhar "acesso total" a múltiplos sistemas de controlo industrial.

EUA descobrem programas informáticos que controlam sistemas industriais
Notícias ao Minuto

07:29 - 14/04/22 por Lusa

Tech Cibersegurança

O alerta foi emitido pela polícia federal (FBI, na sigla em Inglês), pelos departamentos de Energia e Segurança Interna e pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês), que não nomearam os atores nem detalharam o que descobriram.

Mas os seus parceiros privados no setor da segurança informática adiantaram que as provas sugerem que a Federação Russa está por trás dos instrumentos, que foram concebidos para atingir inicialmente os sistemas energéticos norte-americanos.

Uma das empresas de segurança informática envolvida, a Mandiant, escreveu que a funcionalidade dos instrumentos era "consistente com os programas de pirataria usados em anteriores ataques russos". Classificou ainda os instrumentos como "excecionalmente raros e perigosos".

O presidente executivo de outro parceiro governamental, Robert M. Lee, da Dragos, concordou que um ator estatal criou, quase de certeza, o programa informático malfazejo, que disse ter sido configurado para visar estruturas de eletricidade e gás liquefeito na América do Norte.

Lee remeteu as questões sobre a identidade dos atores estatais para o governo dos EUA e recusou explicar como é que os programas malfazejos foram descobertos.

"Estamos um passo à frente do adversário. Nenhum de nós quer que ele perceba onde falhou", disse Lee.

A Agência de Segurança Informática e de Infraestruturas, que divulgou o alerta, declinou identificar o ator da ameaça em causa.

Leia Também: Ciberataques: Setor da educação "continua a ser alvo dos 'hackers'"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório