Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia anuncia construção de uma estação espacial após desistir da EEI

A Rússia anunciou na sexta-feira planos para construir uma nova estação espacial (ROSS), depois de desistir da Estação Espacial Internacional (EEI) devido às sanções do Ocidente em retaliação à invasão russa da Ucrânia.

Rússia anuncia construção de uma estação espacial após desistir da EEI
Notícias ao Minuto

06:25 - 09/04/22 por Lusa

Tech Ucrânia

O Conselho Supervisor da Roscosmos deu luz verde ao projeto de construção dos módulos da estação, após ter aprovado o projeto preliminar da Russian Orbital Service Station (ROSS), de acordo com a agência espacial russa, citada em comunicado.

A decisão surge na sequência de relatos sobre a construção do Centro Espacial Nacional em Moscovo e as perspetivas da atual plataforma espacial, a operar desde 1998.

O líder da Roscosmos, Dmitry Rogozin, destacou que a estação ROSS é o futuro da cosmonáutica tripulada e da exploração russa da Lua.

Como a órbita da estação terá uma orientação de 97-98 graus e um nível mais alto de radiação, a ROSS não será habitada de forma permanente.

Dmitry Rogozin não descartou que os módulos do segmento russo da EEI sejam utilizados na construção da nova estação plataforma.

Estima-se que a ROSS vai ter seis módulos, onde vão trabalhar no máximo quatro cosmonautas. Serão feitas ainda duas viagens tripuladas e três viagens de carga por ano.

Em 02 de abril, o diretor-geral da Roscosmos anunciou a sua decisão de se retirar da EEI, um símbolo de cooperação espacial durante mais de duas décadas.

A Roscosmos, que também adiantou hoje que vai projetar a sonda Vénus-D sem agência espacial norte-americana NASA, havia apresentado condições para que os seus parceiros levantassem as sanções pela "operação militar especial" na Ucrânia ante do dia 31 de março, o que não aconteceu.

Até ao momento, Moscovo estava a considerar participar na EEI até 2024 e inclusive até 2030, caso a estação resistisse ao passar do tempo.

Leia Também: Estação Espacial. Missão tripulada 100% privada prestes a ser lançada

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório